Durante as férias, é uma ótima idéia (sem falar que é mais barato) dar comida como presente. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver uma receita especial de bolo que seus amigos e parentes adoram comer. Se você está planejando enviar alimentos pelo correio, no entanto, é muito importante que você saiba como enviar os alimentos com segurança - você não gostaria de dar uma intoxicação alimentar de presente neste período de festas! Aqui estão algumas dicas sobre como enviar produtos perecíveis:
Verifique em quanto tempo o pacote chegará. Hoje em dia é comum as empresas de courier oferecerem serviços de entrega de um dia para o outro em pacotes - mesmo aqueles que têm destinos internacionais. Essa quantidade de tempo geralmente é suficiente para que os alimentos permaneçam frescos ou, pelo menos, seguros para comer. Apenas certifique-se de verificar com a empresa de correio quando o pacote chegará ao destinatário pretendido. Certifique-se também de informar ao serviço de correio que a embalagem contém alimentos perecíveis - eles provavelmente terão procedimentos especiais para lidar com esses itens. Outro fator importante a lembrar é que você deve evitar o envio de perecíveis para o endereço de um escritório. Isso ocorre porque o pacote pode chegar em um fim de semana, ou após o expediente, e pode demorar algum tempo até que o próprio destinatário o veja.
Saiba como embalar os perecíveis. Dependerá do alimento real como deve ser embalado, mas existem algumas orientações gerais que você pode seguir. Certifique-se de colocar espaço suficiente na caixa para o material de acolchoamento (como plástico-bolha ou jornal amassado) e que, depois que esse material for adicionado, o item perecível não irá balançar muito. Tanto quanto possível, evite enviar alimentos que necessitem de refrigeração. Se for esse o caso, saiba que você realmente terá que tomar medidas extras para garantir que ele permaneça frio durante toda a viagem. Embale os alimentos com gelo seco ou pacotes de gel congelado (por falar nisso, nunca, nunca manuseie gelo seco com as mãos desprotegidas e certifique-se de que a embalagem contém uma etiqueta "contém gelo seco " do lado de fora). Os componentes recomendados de um alimento perecível que requer refrigeração são os seguintes: uma caixa resistente de papelão ondulado onde você coloca o gelo seco, um refrigerador isolado (com uma tampa) onde você coloca o item perecível e a caixa resistente acima mencionada e um polietileno filme onde você coloca tudo. Finalmente, certifique-se de prender o pacote com fita adesiva forte e não com fita transparente comum.
Alerte o destinatário sobre o seu pacote. Embora você possa ficar tentado a enviar o pacote como uma surpresa, isso não é recomendado. Por um lado, o destinatário pode decidir abri-lo, digamos, no dia de Natal (e que grande surpresa para ele conseguir comida estragada!). Alerte-o que ele deve refrigerar o item perecível assim que recebê-lo. Se o alimento contiver carne, aves, frutos do mar, laticínios ou peixes, é importante que o destinatário verifique a temperatura com um termômetro de alimentos. Se ainda estiver congelado ou pelo menos abaixo de 40 graus Fahrenheit (ou 4,5 graus Celsius), então não há problema em comer. A chave aqui é que alimentos altamente perecíveis nunca devem estar quentes - alimentos perecíveis quentes enviados pelo correio têm bactérias causadoras de doenças e não podem ser comidos, nem mesmo se ainda tiverem bom gosto e aparência.
Aí está! Essas são apenas algumas das coisas muito importantes que você precisa saber se planeja enviar alimentos pelo correio neste período de festas de fim de ano. Contanto que você siga essas medidas de precaução, você certamente será capaz de enviar seu amor para seus parentes, mesmo em distâncias! Boa sorte!