Como iniciar seu próprio negócio de suprimentos médicos?
Enzo Davi Brito de Marques
• 3 min de leitura
As pessoas estão ficando mais conscientes na prevenção de doenças e na manutenção da boa saúde, mantendo assim o setor de saúde próspero entre outros tipos de indústrias em todo o mundo. Dito isso, fornecer instrumentos e suprimentos médicos pode ser um investimento inteligente. Se você deseja saber como iniciar seu próprio negócio de suprimentos médicos, considere os itens a seguir.
Não importa o quão pequena seja uma empresa, não subestime o propósito de um plano de negócios escrito. Em especial, os empreendedores iniciantes se beneficiarão com essa ferramenta, pois ela definirá o objetivo do empreendimento por meio do uso de informações e análises adequadas. Você pode usar seu plano de negócios como uma ferramenta para estabelecer relacionamentos com seus investidores, credores ou bancos. Este aspecto é muito importante, pois você precisará de financiamento para iniciar seu negócio de suprimentos médicos. Seu plano de negócios deve incluir uma descrição detalhada de seu projeto, indicar que tipo de suprimentos médicos você pretende vender, se você está apenas em vendas ou aluguel também, quem são seus consumidores-alvo e parceiros, quem serão seus concorrentes, o que seu projeções financeiras são, riscos financeiros e riscos operacionais. Os itens seguintes devem ser todos cobertos e direcionados pelo plano de negócios escrito.
Encontre um local onde você seja facilmente visível e acessível ao seu mercado-alvo. Seria uma boa ideia ficar próximo a um hospital ou instalações médicas se você estiver vendendo uma ampla variedade de suprimentos, desde suprimentos para saúde, suprimentos de instrumentos e suprimentos odontológicos até suprimentos para cuidados com a pele. Outras áreas onde é bom colocar uma empresa de suprimentos médicos são próximas a clínicas médicas, clínicas de laser, consultórios ortodônticos ou odontológicos, agências de atendimento domiciliar, serviços de limpeza e spas. O tamanho da sua loja deve ser capaz de abrigar todos os suprimentos que você fornece.
Garanta todas as licenças ou autorizações necessárias, caso contrário, você não poderá iniciar ou administrar seu negócio. Você precisará de um número de identificação fiscal federal e estadual do empregador, uma licença de varejista ou atacadista, um certificado de nome comercial, licença de construção, licença de incêndio, licença de assinatura, etc.
Obtenha um plano de seguro para o seu negócio. Consulte um especialista para escolher o melhor tipo de seguro para você, pois existem vários tipos disponíveis. Entenda as políticas e cobertura antes de assinar qualquer coisa.
Encontre fabricantes e distribuidores médicos com quem você possa fazer parceria. Ao estabelecer relacionamento com fabricantes e distribuidores, é possível obter descontos ou preços especiais.
Crie estratégias de marketing e promoção para divulgar sua empresa. Embora você possa fazer uso de relações públicas, mídia do setor, newsletters e anúncios enviados diretamente para seus mercados-alvo, não se esqueça de que estabelecer relacionamentos com médicos e na área médica é uma ótima ferramenta para divulgar seu negócio. Tente patrocinar um evento organizado por uma instituição médica ou grupo de profissionais de saúde, dependendo de suas finanças ou orçamento.
Embora você não possa esperar que seu negócio seja como a Liberty Medical Supply daqui a um ano, com estratégias adequadas de marketing, promoção, preços e vendas combinadas com uma previsão de vendas afiada, seu negócio de suprimentos médicos certamente irá prosperar.