Para conduzir um estudo de pesquisa de marketing, o acesso aos dados demográficos e de vendas é importante. Embora muitas fontes proprietárias sejam usadas para esses tipos de estudos, uma grande quantidade de informações públicas está disponível e pode competir com ou substituir os bancos de dados "somente para membros". Sites de avaliadores de propriedades locais, agências estaduais, coletores de impostos do condado, dados do censo e departamentos de planejamento são algumas das fontes possíveis de dados de mercado que podem se tornar os blocos de construção para a realização de pesquisas de marketing. Essas fontes ajudam o pesquisador de marketing a isolar a oferta e a demanda em um submercado designado e, a seguir, fazer recomendações apropriadas com base nos dados.
Começando com um exemplo na categoria de imóveis comerciais, uma análise demarketing ou estudo de pesquisa de marketing é uma das primeiras etapas na tentativa de vender uma propriedade específica. A equipe de marketing de um corretor de imóveis primeiro mapeia a propriedade em um mapa de vizinhança, que pode ser montado a partir dos dados geográficos do avaliador local, geralmente disponíveis online. Os nomes das ruas e as linhas dos lotes são as principais características deste mapa. As propriedades vizinhas à venda em um raio de uma a cinco milhas são frequentemente listadas e mostradas no mapa. As vendas comparáveis ao longo do ano passado também podem ser mostradas neste mapa. Como alternativa, as informações de vendas para propriedades comparáveis podem ser listadas em formato de tabela.
Autoridades fiscais locais
As autoridades fiscais locais, como condados e cidades, mantêm um banco de dados de DOR ou Códigos de Uso do Departamento de Receitas, que lista todas as empresas licenciadas e pagadoras de impostos por endereço e nome do proprietário. Os pesquisadores de marketing costumam usar essas listas de uso de DOR para avaliar quais empresas e que tipo de empresa estão alugando espaço em um edifício específico, ou mesmo em um bairro ou código postal específico. A partir da análise das taxas de locação por m2, em comparação com as taxas médias de vacância daquela área, é possível projetar a receita futura de um edifício. Outras fontes, como a publicidade "para locação", ajudam a determinar a taxa em vigor para locações mensais, com base na manhã 2.
Os dados do censo no nível do código postal e do bloco também podem ser úteis na pesquisa de marketing. Departamentos de planejamento locais extrapolam suas próprias projeções de crescimento usando esses dados, juntamente com seus registros locais de atividades de licença de construção. Para isolar a necessidade futura de um uso de solo específico em uma área específica, projeções de população e empregos em nível de bloco local e nível de código postal podem ser pertinentes para a propriedade em questão. Governos estaduais e universidades estaduais também produzem projeções econômicas para fins de planejamento financeiro, e esse dado é muito apreciado pelos pesquisadores de marketing, quando há necessidade de fórmulas demográficas. Uma fórmula demográfica que seria útil para um pesquisador de marketing, por exemplo, seria "número de médicos pediatras por mil habitantes". Se a propriedade em questão a ser vendida for um consultório médico, você pode isolar a razão entre o crescimento da população por faixa etária e uma necessidade futura de consultórios médicos, com base em parte nesta fórmula demográfica.
População projetada significativa encontrada
Com um exame cuidadoso das fontes de dados listadas acima, sua pesquisa de marketing pode começar a tirar conclusões sobre a oferta e a demanda em seu submercado. Talvez você tenha descoberto que os consultórios médicos estão alugando espaço a uma taxa alta, tornando a compra da propriedade em questão uma pechincha relativa, ao comparar o pagamento de uma hipoteca lógico com o custo de aluguel local de um espaço de tamanho semelhante. Talvez você tenha encontrado uma projeção significativa de população ou crescimento de empregos focado próximo ao local. Talvez você tenha encontrado muitos ou não médicos nas proximidades do local, em comparação com a população projetada que geraria a necessidade desses médicos.
Por outro lado, um estudo de mercado pode encontrar arrendamentos muito competitivos e altas taxas de vacância nas proximidades. Nesse caso, uma grande oferta de propriedades concorrentes pode indicar que os compradores em potencial precisam de um incentivo exclusivo, como baixar o preço de venda ou oferecer financiamento criativo. Em uma situação de mercado difícil, o vendedor pode precisar atualizar o imóvel e torná-lo mais atraente ou competitivo. Essas conclusões são conseqüências naturais dos dados coletados por um pesquisador de marketing, após uma análise detalhada das tendências indicadas nos materiais de pesquisa. Um estudo de pesquisa de marketing eficaz discute conclusões e estratégias extraídas principalmente das vendas e dados demográficos e, em segundo lugar, da experiência anterior do profissional de marketing de como induzir uma ação por parte dos compradores.