Como Obter Empréstimos para Imóveis Comerciais: Empréstimos para Empresas?
Kyara Rodrigues de Batista
• 6 min de leitura
Use estas dicas para se qualificar para um empréstimo de propriedade comercial
Quando se trata de compra de imóveis comerciais, o financiamento é uma das partes mais importantes do processo. Quer esteja interessado em comprar um imóvel para arrendar ou para usar no seu próprio negócio, é necessário obter financiamento, a menos que possa pagar a compra do edifício inteiro. É claro que a maioria das pessoas, mesmo aquelas com excelentes recursos, não é capaz de pagar por um imóvel comercial do próprio bolso.
O empréstimo de imóveis comerciais é um negócio competitivo e os credores querem ter certeza de que estão oferecendo dinheiro aos compradores certos. Ao tentar chamar a atenção do credor, você deve ter a documentação necessária pronta, conforme eles exigem, demonstrando que você é uma pessoa que está interessada e não está brincando. Tal como acontece com os empréstimos à habitação, também pode querer examinar vários tipos de empréstimos adequados.
As coisas a seguir serão necessárias de alguma forma ao tentar encontrar um credor para imóveis comerciais.
Uma entrada razoável - muito raramente uma pessoa poderá receber um empréstimo imobiliário comercial sem a entrada adequada. Apenas por esse motivo, você deve planejar e ter os fundos necessários disponíveis no momento do processo de inscrição. Na maioria dos casos, você deverá colocar pelo menos 10% e possivelmente até 30% do preço do empréstimo como entrada.
Excelente crédito - os empréstimos imobiliários comerciais geralmente custam uma quantia considerável a mais do que um empréstimo hipotecário médio. Se o seu crédito for ruim, o credor ficará mais hesitante em aprovar o seu empréstimo, não importa quanta experiência você tenha na área de seu empreendimento. Você precisa de um histórico de crédito sólido, sem falência e atrasos nos pagamentos. Se você tiver crédito ruim, tente corrigir isso antes de solicitar um empréstimo imobiliário comercial. Você pode descobrir sua pontuação FICO com seu credor. Se você deseja descobrir qual é a sua pontuação FICO antes de tentar comprar um imóvel comercial, você pode pagar para que uma das quatro empresas de crédito (TransUnion, Equifax, Experian ou Innovis) informe sua pontuação. Sua pontuação deve ser superior a 700 para ser considerada excelente.
Alguma experiência notável em seu novo negócio - os credores percebem que oferecer dinheiro às pessoas por imóveis comerciais pode ser uma coisa arriscada de se fazer. Se você está tentando obter um empréstimo imobiliário comercial para administrar um restaurante, mas nunca trabalhou em um restaurante, isso vai deixar o credor nervoso. Por que você presumiria que é capaz de trabalhar em um negócio tão competitivo quando pessoas com experiência fracassaram no passado? O mesmo pode ser dito sobre as vendas de imóveis comerciais e outras áreas. Se você não tem experiência na área onde planeja trabalhar, pode não obter o empréstimo por medo de um potencial fracasso no negócio que deseja dirigir.
Tenha planos de negócios adequados - Se você deseja impressionar seu potencial credor, você precisa mostrar a eles que, não importa quanta experiência você tenha, você sabe como ganhar dinheiro e como fazer um negócio ter sucesso. Um plano de negócios pode mostrar ao credor que você entende onde quer chegar com seu negócio e está pronto para as possibilidades do que pode acontecer. Um pequeno plano de negócios os informará sobre o tipo de negócio que você deseja, como planeja administrá-lo, a área e os dados demográficos que gerarão os lucros e como você reunirá tudo.
A capacidade de estar limpo - se você está comprando uma empresa em vez de um prédio, precisa ser capaz de mostrar que haverá uma prova de fluxo de caixa positivo. Se este vai ser seu negócio principal e está ficando para trás e com resultados negativos, você não terá dinheiro para viver. Se você não vai ter dinheiro para viver, provavelmente também não conseguirá pagar o empréstimo. Nenhum credor em sã consciência vai dar um empréstimo se achar que você não vai pagá-los no futuro, conforme planejado.
Histórico da empresa - Se você estiver comprando uma empresa estabelecida, quanto do negócio irá mudar? Se o antigo proprietário queria apenas se aposentar e vender o negócio, mas nada mais mudou além do proprietário, você pode ter uma boa chance de um novo negócio. Se houver funcionários que ficarão na empresa por um período considerável de tempo e souberem como ela é administrada, isso parecerá bom para você e suas chances de obter um empréstimo imobiliário comercial. No entanto, se você planeja comprar um negócio estabelecido e começar do zero, será mais difícil de vender.
Treinamento adequado - se você não estiver familiarizado com seu negócio em termos de experiência, poderá negociar um empréstimo se incluir um período de treinamento em seu contrato de compra. Em vez de apenas receber o novo negócio, o antigo proprietário elaboraria um programa de treinamento para lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre a empresa. Isso pode durar alguns meses ou talvez até um ano, mas o tempo de treinamento pode garantir que você obtenha o empréstimo e será melhor atendê-lo quando o negócio estiver inteiramente em suas mãos.
Lealdade do vendedor - os credores querem saber se você está escolhendo o negócio certo para você e para eles. O vendedor com quem você está trabalhando está preparado para retomar o negócio se você não tiver êxito em sua tentativa? Se eles estiverem dispostos a retomar o empréstimo, isso mostra a confiança de que estão oferecendo algo de alta qualidade e que vale a pena vender.
Situação da receita total - você tem ou terá outra receita assim que o empréstimo for aprovado e você iniciar seu novo negócio? Pessoas que têm renda além do novo negócio parecerão mais atraentes para os credores do que aquelas que não têm renda extra. Renda extra significa que há uma melhor chance de você pagar esses empréstimos para o negócio com mais rapidez, independentemente de a empresa ter um mês ruim. Os credores querem saber se, apesar do que acontecer, o empréstimo será pago e dentro do prazo.
Os empréstimos imobiliários comerciais podem levar de 30 a 60 dias para serem processados. A quantidade de tempo dependerá muito de sua capacidade de preparar os documentos necessários e fornecê-los ao credor. Quanto mais rápido você tiver esses documentos, mais rápido seu empréstimo será processado e o negócio se tornará seu.