Todas as empresas, grandes e pequenas, desejam vender para o maior número possível de varejistas. Os pequenos varejistas não serão um problema e geralmente são flexíveis em termos de termos. No entanto, os grandes varejistas não serão tão fáceis, pois eles têm um sistema e você terá que se conformar com esse sistema. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para ajudá-lo a vender para grandes varejistas.
Você precisa ser listado. É um dos maiores must-haves se você quer conseguir uma vaga no corredor do supermercado. Ser listado por alguns dos maiores varejistas é o seu bilhete para o sucesso. No entanto, chegar aqui não será fácil. Você precisa chamar a atenção dos compradores do varejista e até mesmo influenciá-los de que seus produtos gerarão renda para eles. Embora conseguir uma reunião com esses compradores já seja uma tarefa difícil, sua perseverança valerá a pena.
Sistema de automação da cadeia de suprimentos
Você precisa ter um processo de negócios bem definido. Como a maioria dos varejistas já tem seu próprio sistema de automação da cadeia de suprimentos, não seria uma má ideia adotar um processo de negócios próprio que seja compatível com alguns dos sistemas ERP mais populares usados por grandes varejistas. É aqui que o código de barras se torna útil. Parte de como você convence o varejista a lhe dar espaço nas prateleiras é mostrando ao varejista que você pode se adaptar aos sistemas deles rapidamente e pode ter seu estoque enviado rapidamente e sem incidentes. Seja honesto quando perguntado quando você pode entregar e dê a eles um prazo realista - um que você possa manter ou mesmo superar.
Paciência é a chave. Mesmo com uma listagem, é preciso ter paciência, pois o seu produto vai demorar um pouco para chegar às prateleiras. Certifique-se de ter um bom controle do fluxo de caixa, porque custará dinheiro. No entanto, assim que os produtos começarem a rolar para as prateleiras e sair pelos balcões de caixa, o mesmo dinheiro que saiu fluirá de volta, com juros. Lembre-se de que permanecer no mercado exige que você seja paciente e se adapte às mudanças.
Venda produtos ecológicos
Entenda o produto. É difícil vender um produto no qual você não acredita. Estude seu produto completamente e certifique-se de ter o conhecimento técnico e a documentação do produto em mãos o tempo todo. Prepare-se para falar sobre seu produto de várias perspectivas, já que a maioria dos varejistas é pressionada a vender produtos ecologicamente corretos. Faça com que seu pessoal de P&D ajude a garantir que seu produto seja o mais "verde" possível. A abordagem da proteção ambiental é um bom argumento de venda para compradores e consumidores finais. Não se deixe apanhar com informações inadequadas sobre o seu produto, principalmente durante uma reunião com o comprador. Prepare os protótipos e certifique-se de que eles foram testados exaustivamente.
Você também pode obter a assistência de um agente de vendas com vasta experiência em lidar com compradores de grandes varejistas. A experiência e a rede deles provarão ser úteis para você conseguir esse espaço na prateleira. Depois de ser listado e finalmente vender para os varejistas, aumente suas vendas por meio de publicidade e relações públicas. Mais varejistas desejarão obter seus produtos e as vendas dispararão.