Uma forma de aumentar os lucros de uma empresa é enviar cartas de vendas a clientes em potencial. Está se tornando uma abordagem popular de marketing nos dias de hoje, já que muitas vezes pode ser enviado de forma barata por e-mail. Se esse é o tipo de abordagem de vendas que você está procurando, continue lendo para descobrir como escrever uma carta de vendas.
Passo 1
Obtenha alguma inspiração. Antes de escrever uma carta de vendas, tenha uma boa ideia de como seus concorrentes redigem suas cartas de vendas. Procure em sua caixa de entrada e encontre aquelas que realmente chamam sua atenção. Veja quais estratégias foram usadas para escrever essas cartas de vendas e, em seguida, mantenha-as em mente ao começar a escrever sua própria carta de vendas.
Passo 2
Comece com um título forte. Um título é a primeira parte de uma carta de vendas que seus clientes em potencial irão ler, portanto, deve ter força suficiente para fazê-los continuar lendo. Certifique-se de centralizar o título na página e usar uma fonte em negrito, mas fácil de ler. Qualquer boa carta de vendas não contém mais de 2 fontes, tanto fontes serif ou fontes não serifadas. Qualquer fonte que você usar para o título afetará o tipo de fonte que você usa no resto da carta. Mais de 2 fontes e seus clientes em potencial acharão sua carta de vendas muito ocupada.
Etapa 3
Dirija-se ao cliente. Como qualquer carta, você precisa se dirigir ao cliente no início das cartas de vendas que escreve. Sempre que possível, use o nome do cliente para personalizar a carta de vendas e mostrar que não é necessariamente a mesma carta genérica enviada a todos (embora seja). Os clientes ficarão mais interessados em ver seus próprios nomes em uma carta de vendas, portanto, não ignore a importância disso. Uma simples linha que diz " Dear John Doe " é suficiente para iniciar sua carta de vendas. Deve ficar algumas linhas abaixo do título e ser escrito em fonte de 12 pontos. (Arial é uma boa escolha.)
Passo 4
Faça uma pergunta para despertar o interesse do cliente. A fim de chamar imediatamente a atenção de seus clientes em potencial em sua carta de vendas, atraia-os com os benefícios de seu produto fazendo uma pergunta. Tente escrever algo como "Você não adoraria (primeira coisa boa) e (segunda coisa boa)? Então é seu dia de sorte. Esta carta é a melhor coisa que já aconteceu com você!" Ok, isso pode ser um pouco exagerado, mas essa é a ideia. Eles vão querer ouvir sobre um produto ou serviço fácil e barato que vai realmente beneficiá-los. Portanto, trabalhe para criar uma pergunta que seja realmente boa. Em seguida, responda à pergunta em algumas frases. Conte ao cliente como está sua qualidade de vida será melhorado com o seu produto. Explique os benefícios com frases que começam com "aqui está como" e "aqui está o porquê".
Etapa 5
Alimente-se com as hesitações do seu cliente. Seus clientes podem não acreditar no que você afirma em sua carta de vendas. Supere essas hesitações lidando com elas diretamente. Inclua uma linha sobre como o seu produto "parece bom demais para ser verdade", mas "você também achava quando o descobriu pela primeira vez, até...". Chegar ao mesmo nível que seus clientes lhes dará alguma garantia.
Etapa 6
Apoie suas reivindicações. Use estatísticas profissionais e pesquisas para apoiar suas afirmações sobre a importância ou necessidade de seu produto. Fale sobre como "os médicos recomendam" ou como "pesquisas mostram que...". Você pode até querer mencionar comentários de clientes anteriores (positivos, é claro). Como sempre, use um vocabulário simples para atrair o maior público.
Etapa 7
Descreva seu produto com mais detalhes. Se você ainda chamou a atenção de seu cliente potencial em sua carta de vendas, mergulhe nos benefícios e características especiais de seu negócio. O que torna seu produto extraordinário, por que ele é essencial e como será valioso para o cliente? Você provavelmente precisará dar ao cliente alguma garantia neste estágio. O cliente pode estar preocupado com a capacidade do produto de fazer tantas coisas maravilhosas. Inclua alguns depoimentos de outros clientes satisfeitos.
Etapa 8
Converse com seus concorrentes. Certifique-se de que seu produto ou serviço soe mais atraente do que seus concorrentes, discutindo os aspectos negativos dos produtos de seu cliente em sua carta de vendas. Afirme que "ninguém pode superar o que oferecemos" e que seu produto é "real, portanto não aceite imitações".
Discuta o valor do produto. Uma inclusão importante em uma boa carta de vendas é o custo de comparação de valor. Inclua uma linha como "Você receberá 5 vezes o valor do seu dinheiro comprando nosso produto". Além disso, incentive o cliente a comprar agora. Afirme que “só está à venda esta semana” para que os clientes queiram agir rapidamente. E não se esqueça da sua garantia! Qualquer cliente em potencial desejará obter garantias antes de prosseguir com o produto ou serviço descrito em sua carta de vendas. Mencione uma garantia de devolução do dinheiro, sem riscos. Eles devem sentir que não têm nada a perder se você formular sua política de satisfação de maneira adequada.
Etapa 10
Feche o acordo. A etapa final para escrever uma carta de vendas e conseguir que um cliente vá com seu produto é dar a ele uma oferta irrecusável. Ofereça brindes, preços de incentivo e outros bônus. Todos vocês leram a linha "... e se não ficarem totalmente satisfeitos, o bônus é seu para ficar simplesmente por experimentar nosso produto".
Algumas cores e gráficos também são importantes. Apenas certifique-se de que sua carta de vendas não pareça muito ocupada. Se você escreveu com sucesso uma boa carta de vendas, você terá novos clientes enfileirados em sua porta, esperando por seus serviços incríveis, bons demais para perder.