Um grande número de crianças passa por fatores estressantes graves, como ser hospitalizado por doenças graves. Outros podem passar por tratamento para distúrbios emocionais, e ainda outros precisam ser tratados por abuso infantil. Embora pediatras e psicólogos infantis possam estar presentes para cuidar da criança, ainda há necessidade de especialistas paramédicos em vida infantil para ajudar as crianças e suas famílias a lidar com eventos de vida extremamente estressantes.
Um especialista em vida infantil é um profissional da área de Psicologia ou Ciências do Comportamento especializado em fornecer tratamento, apoio ou aconselhamento para crianças que estão sob forte estresse, oferecendo um pouco do mesmo às suas famílias. A tarefa de alguém incluiria o seguinte.
Ajudar a preparar emocionalmente a criança para exames médicos, cirurgias e outros procedimentos médicos. Isso pode incluir conversar com as crianças para ajudá-las a entender o que o médico está fazendo com seus corpos, bem como dar garantias emocionais de que tudo ficará bem.
Apoio psicológico e emocional durante procedimentos cirúrgicos.
Brincadeira, que inclui o jogo médico terapêutico, bem como o jogo recreativo terapêutico.
O apoio à família inclui apoio aos irmãos, bem como apoio para luto e luto, incluindo intervenções no pronto-socorro e consultas ambulatoriais com as famílias.
Outra tarefa do Especialista em Vida Infantil inclui educar os parentes e encarregados de educação de uma criança sobre como se comportar e como lidar com uma criança que está sob forte estresse.
Especialista em vida infantil
Para se tornar um Especialista em Vida Infantil, espera-se que a pessoa primeiro tenha um Bacharelado em Psicologia, Ciências do Comportamento ou equivalente. Para completar o treinamento necessário, um Especialista em Vida Infantil deve ter unidades em desenvolvimento infantil, dinâmica familiar, aconselhamento familiar, luto e uma formação em sociologia cultural. Caso queira trabalhar em um ambiente hospitalar, também pode ser necessário fazer algumas unidades em cursos de ciências e ter familiaridade com termos médicos. Isso ajudaria a lidar com a família de uma criança, especialmente porque algumas famílias sofrem agravos ao lidar com funcionários de hospitais quando têm emergências médicas com seus filhos.
Uma grande ajuda para sua carreira de Especialista em Vida Infantil seria trabalhar como voluntário em meio período para instituições que atendem às necessidades de crianças com doenças terminais ou deficientes. Isso não é apenas um trampolim para o seu sucesso no campo de Especialista em Vida Infantil, mas também o exporia ao escopo de trabalho que essa profissão exige.
Carreira de especialista em vida infantil
Quando você terminar seu diploma de quatro anos, o próximo passo para trabalhar em direção a uma carreira de Especialista em Vida Infantil seria colocar 480 horas como estagiário. Embora seja um momento de trabalhar para ganhar experiência, essa também é uma ótima maneira de formar as conexões certas de que você precisaria ao iniciar sua carreira profissional. O estágio geralmente não é remunerado, ou pode ter baixa remuneração, mas ainda é um investimento na carreira que você almeja.
Por fim, quando você terminar seu estágio, agora é hora de obter sua certificação. No entanto, uma certificação de especialista em vida infantil pode exigir que você tenha 4.000 horas de experiência de campo supervisionado antes de permitir que você faça o exame. Não se esqueça de aprimorar sua educação com créditos regulares de educação continuada on-line em psicologia ou áreas relacionadas.
Trabalhar como Especialista em Vida Infantil requer dedicação e trabalho árduo. Dê um passo de cada vez e você estará no caminho certo para ajudar as crianças, o que, de qualquer maneira que você olhar, é uma causa digna.