Qualquer empresa gasta recursos significativos entrevistando, contratando e treinando novos funcionários. Minimizar a rotatividade de pessoal é uma maneira de evitar que essas despesas afetem negativamente seus negócios.
Uma certa rotatividade é considerada normal; isso varia de acordo com a indústria. Por exemplo, restaurantes apresentam significativamente mais rotatividade do que escritórios de advocacia. A rotatividade é definida como o número de funcionários que deixam seu emprego em um período de 12 meses. Rotatividade voluntária refere-se àqueles que desistem; rotatividade involuntária refere-se a pessoas que são demitidas ou demitidas. É importante distinguir entre esses números.
Taxa de rotatividade de recursos humanos
A taxa de rotatividade de recursos humanos pode ajudá-lo a determinar se sua gestão, seleção e treinamento de funcionários estão funcionando bem. Um índice mais alto do que o normal para o seu setor pode facilmente indicar algum tipo de problema de gerenciamento. Se você tiver uma equipe muito pequena, as proporções podem ser distorcidas por pequenas alterações. Aqui estão alguns exemplos de cálculo de taxas de rotatividade:
Você emprega 10 pessoas. Seu contador se aposenta este ano e você não tem outras mudanças de pessoal. Isso resultaria em uma taxa de rotatividade de 10% (1 pessoa dividida por 10 funcionários no total) e seria considerado normal na maioria das empresas.
No entanto: e se você contratar um substituto para o aposentado e a substituição não funcionar e for rescindida em três meses? Agora você tem duas pessoas saindo em um período de 12 meses, dando a você uma proporção de 20%.
20% é considerado uma proporção relativamente alta, mas, neste caso, não deve causar muita preocupação, dependendo de para que você está usando suas avaliações. Se você estiver considerando a estabilidade da equipe, terá apenas um leve balanço. O aposentado realmente não conta. Se você está olhando para a eficácia da seleção e do treinamento, você tem 100% de rotatividade nessa posição (uma pessoa contratada, uma pessoa saindo no mesmo período de 12 meses), e isso indica que um erro foi cometido. Se esse erro se tornar uma ocorrência crônica, você deve procurar ajuda.
Aqui está outro exemplo:
Você emprega 20 pessoas. Duas pessoas são demitidas de um departamento e outras três desistem. Uma outra pessoa que trabalha em um departamento diferente sai durante o ano. Você tem uma taxa de rotatividade de 30% (6 dividido por 20), o que nunca é bom, e a maior parte vem da equipe de um gerente. Em algum momento, você precisará abordar a questão da seleção, treinamento ou retenção de funcionários desse gerente.
Saber como calcular o índice de rotatividade de recursos humanos ajuda a maximizar o uso de seu ativo mais valioso - seus funcionários. Você pode adquirir habilidades adicionais e aprender como manter seus funcionários felizes e produtivos por meio de cursos de recursos humanos online.