Como reconhecer os maiores erros que as mulheres cometem no trabalho?
Vicente Barbosa de Cruz
• 4 min de leitura
Parte 1 de uma série: "guia de uma mulher de carreira para quebrar o teto de vidro"
Muitas mulheres permitem que a "diferença feminina" se interponha entre elas e o sucesso na carreira. Às vezes, o sucesso é tão próximo, mas tão evasivo, quando mulheres bem-intencionadas se sabotam. Faça um favor a si mesmo; descubra onde você pode estar fazendo um flub-up no escritório.
Os maiores erros que as mulheres cometem ao tentar subir na escada corporativa:
Preso em uma função não comercial. Pense nisso. Você repreende as pessoas por deixarem uma grande bagunça na sala de descanso e depois limpa atrás delas (papel de mãe)? Você planeja potlucks no escritório, então espera que os rapazes contribuam igualmente trazendo um prato (papel de esposa)? Você está sempre pedindo ajuda ou conselho de homens, incapaz de tomar uma decisão por conta própria (papel de filha)? Existe um cara em particular que você gosta de provocar e brincar (papel de flerte)? Você se veste de forma sugestiva, usando blusas decotadas com decote, calças justas ou saias curtas (papel de sereia sexual)? Se você se prendeu a qualquer um desses papéis femininos tradicionais, não é de se admirar que os caras não levem você a sério!
Trazendo comportamento impróprio de uma garota para o escritório. Você se socializa no trabalho, fofocando sobre outras pessoas? Você passa o tempo discutindo suas últimas férias, as realizações de seus filhos ou as falhas de seu marido? Você tem que "alcançar" todas as outras garotas sobre política de escritório? Você já foi flagrado pintando as unhas, penteando o cabelo ou aplicando maquiagem em seu escritório? Você se envolveu em uma briga maliciosa com outra senhora do escritório? Você critica os outros, reclamando e choramingando? Os outros pensam que você é muito mandão ou meticuloso? Se algum destes descreve você, acorde, irmã! Como você espera ganhar o respeito de seus colegas progressistas quando o escritório é apenas seu círculo social e doméstico estendido?
Tentando ser "um dos meninos". Você se junta aos caras para um drinque depois do trabalho, na esperança de ser visto como um deles? Você ri de suas piadas grosseiras para tentar se encaixar? Você segue os caras por aí, tentando imitar tudo que eles fazem, esperando que alguém reconheça suas realizações? Nesse caso, você com certeza irá irritá-los, irritar seu chefe e despertar o ciúme das outras mulheres no escritório. Você certamente não será aceito como um deles, mas pode ser conhecido como um "beijinho"! Aqui vai uma dica: não tente "se encaixar" copiando homens. Você nunca será um deles. Na verdade, você não quer. E a boa notícia é que (ufa!) Você não precisa! Você pode ter sucesso em seus próprios termos.
Pensando muito pequeno. Homens em posições de liderança são orientados para o "panorama geral" e podem ficar frustrados quando você se concentra constantemente nos detalhes. Mas se você conseguir a reputação de ser o "assassino dos sonhos", nunca fará parte da equipe "interna" de tomadores de decisão.
Não compreender e respeitar o ponto de vista dos homens. Os homens pensam de forma diferente das mulheres. Período. Não tente persuadi-los a pensar como você. Aprecie e respeite a perspectiva deles - você não precisa entender "por quê". Seja cauteloso ao contar piadas para "homens" e menosprezar os caras do escritório. Eles pensam de maneira diferente, se comunicam de maneira diferente, vêem o "trabalho em equipe" de maneira diferente, se expressam de maneira diferente, se relacionam de maneira diferente e chegam a soluções diferentes. Eles não são melhores ou piores. Apenas diferente. E tudo bem.
Então agora você sabe. Você não vai mais ficar dizendo "isso não é justo", como se fosse um favor especial de sua empresa. Você não tentará controlar os "favores" e quem lhe deve, ou quão iguais todos são. De agora em diante, você fará perguntas diretas, em vez de rodeios e espere que alguém entenda a dica. Você vai falar com os caras com uma voz com a qual eles se identifiquem. E conquiste o sucesso! Descubra como ganhar respeito por seu trabalho na Parte 2 da série: "Guia de uma mulher de carreira para quebrar o teto de vidro".
Riley Klein é autora de Shattering the Glass Ceiling: The Career Woman's Guide: Jogue bola com os garotos grandes e ganhe (sem comprometer sua infância), disponível em breve em www.BizProAcademy.com.