A poeira industrial é prejudicial à saúde dos funcionários e é responsabilidade da empresa garantir que seus funcionários não sejam submetidos a níveis perigosos de materiais nocivos. A poeira industrial pode causar muitos tipos de doenças, principalmente aquelas que afetam os sistemas respiratório e imunológico. Se você está procurando reduzir a poeira industrial em seu local de trabalho, aqui estão algumas etapas para ajudá-lo:
As medidas de precaução incluem permitir
1. Aplicar medidas cautelares. Tanto quanto possível, faça com que os funcionários usem roupas de proteção e tomem um banho depois do trabalho, para reduzir as chances de trazer poeira industrial para casa. Outras medidas de precaução incluem permitir que apenas funcionários especialmente treinados manuseiem materiais que emitem poeira industrial.
2. Faça inspeções regulares dos níveis de poeira industrial. Verifique os padrões de segurança para o limite superior dos níveis industriais e avalie periodicamente o ambiente de trabalho para evitar que fique acima desses padrões da indústria. Certifique-se de que os funcionários não sejam expostos regularmente a condições de trabalho com níveis de poeira excepcionalmente altos. Além disso, você deve fazer exames médicos frequentes para os funcionários, para garantir que eles não estejam desenvolvendo doenças devido à inalação de poeira industrial.
3. Demarcar áreas onde há uma expectativa de maior concentração de poeira industrial. Dessa forma, os funcionários saberão obedecer a padrões de segurança mais rígidos sempre que entrarem nessa área e saberão evitar essas áreas o máximo possível.
As técnicas incluem coleta de poeira
4. Use ferramentas e técnicas para controlar a propagação de poeira industrial. Algumas dessas técnicas incluem a coleta de poeira, que pertence a sistemas de ventilação que capturam e carregam poeira prejudicial através de dutos; supressão de poeira úmida, uma técnica em que o material de origem é molhado para deixá-lo gerar menos poeira; e sistemas de captura de poeira no ar, em que a poeira é pulverizada com água atomizada. Isso faz com que a poeira assente no solo, onde pode ser facilmente coletada.
Outras formas de coletores de pó industriais incluem precipitadores eletrostáticos, que usam magnetismo para atrair partículas de pó industrial do ar para o mecanismo do coletor; coletores de poeira de filtração de mídia, que é uma tecnologia de filtro que faz uso de bolsas plissadas e compartimento de mangas para capturar poeira; e coletores de pó de limpeza de ar reverso que limpam continuamente o ar ambiente.
5. Pratique os procedimentos de manutenção. Isso é especialmente verdadeiro para sistemas de controle de poeira, para garantir que eles estejam sempre reduzindo efetivamente a poeira industrial. Além dos sistemas de limpeza, também é importante limpar e fazer a manutenção adequada dos equipamentos para reduzir as partículas de poeira que emanam deles. Efetivamente, você deve certificar-se de parar a poeira industrial bem na sua origem.
Tecnologias avançadas de combustão de carvão mais baixas
6. Utilize tecnologia mais limpa e eficiente. Ao investir em tecnologia mais verde e eficiente, você reduziria a incidência de emissões de partículas sólidas prejudiciais. Por exemplo, combustíveis mais limpos, como gás natural e combustíveis fósseis com baixo teor de cinzas, apenas emitem partículas de poeira insignificantes; e tecnologias avançadas de combustão de carvão reduzem a incidência de poeira industrial em até 10%.
Aí está! Estas são apenas algumas das maneiras de reduzir efetivamente a poeira industrial no local de trabalho. Lembre-se de que a saúde dos funcionários deve ser uma das maiores prioridades em qualquer local de trabalho, nem que seja para garantir, no mínimo, altos índices de produtividade e satisfação no trabalho. Boa sorte e espero que tenha ajudado!