Como lançar uma bola de curvas sem machucar o braço?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
O curveball é um dos arremessos usados por jogadores de beisebol habilidosos ao lançar a bola. Envolve uma pegada distinta e um movimento de mão que abre caminho para que a bola gire para frente. Por causa da aerodinâmica, a bola mergulha para baixo à medida que se aproxima da placa.
Alto risco de lesão
Por causa do movimento não natural necessário para lançar uma bola curva, geralmente é considerado um arremesso avançado. Por causa disso, uma bola curva apresenta um alto risco de lesões. Na maioria das vezes, o ombro e o cotovelo são afetados pelo lançamento impróprio de uma bola curva. Por causa disso, uma bola curva é melhor lançada por um jogador mais velho ou mais experiente que tenha treinado adequadamente e tenha tendões e cartilagens totalmente desenvolvidos, de forma que lesões indesejadas possam ser evitadas.
Apesar da importância da bola curva no beisebol, um dos problemas levantados pelos arremessadores é o estresse que ela traz para o braço. Arremessar uma bola curva traz uma grande quantidade de torque, que pode ser difícil de controlar. Por causa disso, você precisará saber os meios adequados para lançar uma bola curva sem machucar o braço. Para essas instruções, presumiremos que você é destro.
Posicione os dedos da mão direita. Comece segurando a bola semelhante a uma bola rápida de duas costuras. Posicione o dedo indicador e o dedo médio sobre as costuras paralelas da bola e segure a lateral com o polegar.
Familiarize-se com a empunhadura. A pegada pressiona cada vez mais o dedo médio toda vez que a bola curva é lançada. Você terá que garantir que toda a pressão seja colocada no dedo médio. Deixe o dedo indicador permanecer apoiado no topo da bola, sem exercer qualquer pressão sobre ela. Com esse tipo de pegada, a bola rola para fora da mão naturalmente. A rotação pode ocorrer de uma forma natural.
Solte a bola livremente. Não há necessidade de torcer o pulso ou colocar o braço em uma posição estranha ao lançar a bola curva. Simplesmente solte a bola da mesma maneira que uma bola rápida. A pressão adicional em um dos lados da bola garantirá que o caminho da bola se curvará naturalmente ao longo da zona de rebatida. Ao lançar uma bola curva, certifique-se de visualizar a bola voando dentro da zona de rebatida e se curvando para baixo no momento certo.
Assim como com qualquer outro tipo de arremesso, você pode achar difícil lançar a bola curva durante as primeiras tentativas. Com perseverança, determinação, o treinamento certo e muita prática, você pode lançar a bola sem machucar o braço quando se acostumar com os movimentos corretos de lançar uma bola curva.
Se você for designado para uma posição de arremesso, certifique-se de que está devidamente treinado para lançar diferentes tipos de arremessos. Sempre pratique, para que você possa pegar o jeito de lançar arremessos de todos os tipos. Caso ainda tenha dificuldade, tente ajustar a força do seu arremesso e a posição dos seus dedos, de forma que fique mais adequada para você.