Como trabalhar com segurança em uma fábrica de produtos químicos?
Tatiana Victória Fonseca de Co
• 3 min de leitura
A indústria de processos químicos é próspera, com os inúmeros produtos que você pode obter como consumidor final. Não é de admirar se você está embarcando em uma carreira que envolve trabalhar em uma fábrica de produtos químicos. Mas, assim como as oportunidades de compensação e crescimento na carreira são altas, os riscos de segurança são duplicados ou triplicados, em oposição a trabalhar em empregos administrativos. Muitas tragédias químicas ceifaram vidas desnecessariamente e muitas vezes afetaram o próprio ambiente em que ocorreu o desastre químico. É muito importante que você aprenda como trabalhar com segurança em uma fábrica de produtos químicos para evitar uma renda considerável às custas de sua preciosa vida. Aqui está como você pode garantir a segurança em um trabalho de fábrica de produtos químicos:
Entre em contato com a pessoa ou equipe- chave de segurança química. Freqüentemente, há uma pessoa ou equipe responsável pelas políticas e procedimentos de segurança de uma fábrica de produtos químicos. Você precisa conhecer essas pessoas para que também possa avisá-las de certas políticas que não estão devidamente implementadas, para sua segurança e também para todos na indústria química.
Observe a classificação e rotulagem adequada dos produtos químicos. Os produtos químicos precisam ser rotulados de acordo para evitar tendências explosivas entre as reações químicas adversas. Existem alguns produtos químicos que são fatais para colocar lado a lado em uma prateleira. Certifique-se de que consegue ler devidamente os rótulos antes de utilizar os produtos químicos da fábrica, especialmente os que requerem grandes quantidades.
Tenha o equipamento de segurança correto. Seu traje aumentará ou eliminará o risco de se ferir por produtos químicos tóxicos. Existem produtos químicos cáusticos e não muito amigáveis para a pele. Certifique-se de que você é capaz de usar o equipamento de segurança correto o tempo todo. Trajes, óculos e até mesmo o calçado certo podem realmente salvá-lo nas situações mais perigosas.
Preste atenção aos sinais de segurança química. Esses sinais são frequentemente laminados para serem duráveis, mesmo sob as mais severas condições de trabalho com produtos químicos. Os sinais de segurança química geralmente seguem um padrão global. Independentemente do idioma, os ícones falam de avisos e políticas em certas áreas.
Preencher corretamente a ficha de dados de segurança do material. Se você trabalha individualmente com produtos químicos, sua folha de dados de segurança de material é seu melhor aliado. Não seja negligente no preenchimento desses campos para que você tenha menos riscos de se colocar em perigo.
Familiarize-se com os procedimentos e instalações de emergência. Certos procedimentos de emergência e outras condições desfavoráveis são muito vitais. Os locais dos kits de primeiros socorros, extintores de incêndio e muitas outras ferramentas são algo que você precisa conhecer, bem como a palma da sua mão.
Familiarize-se completamente com o fluxo do processo de sua fábrica de produtos químicos. O fluxo do processo não apenas o ajudará a ver a importância do seu trabalho, mas também será capaz de detectar rapidamente como sair e se manter seguro quando algo der errado ou funcionar mal em um sistema.