Como aprender sobre procedimentos de inseminação artificial?
Andres Serna Galvão Neto
• 3 min de leitura
A inseminação artificial (IA) é hoje uma prática comum na indústria agropecuária, especialmente na pecuária leiteira (75%) e na suinocultura (85%). Oferece um método mais fácil e econômico para melhorar as características desejáveis de seus rebanhos. Eles podem obter acesso ao sêmen de touros de qualidade que não podem comprar. O sêmen congelado pode ser entregue em qualquer lugar do mundo.
A IA não é comumente usada para criar cavalos, já que as associações de equinos, particularmente o Jockey Club, não aceitarão / registrarão puro-sangue nascidos com IA.
Frasco de plástico pequeno chamado
O sêmen de um doador é coletado, estendido (adicionando uma solução de glicerol para que possa engravidar mais fêmeas usando menos espermatozoides), resfriado e / ou congelado. O esperma congelado é colocado em um pequeno frasco de plástico chamado "canudo" para facilitar o transporte. Às vezes, um antibiótico também é adicionado para o controle de doenças bacterianas.
o Gel lubrificante e dispensador o Termômetro o Monitor de descongelamento o Frasco de descongelamento o Tesouras o Bainhas universais o Luvas veterinárias de alta qualidade na altura dos ombros o Pinças o Varetas inseminadoras / pistolas de palha o Toalha de papel
Procedimento:
Certifique-se de que a vaca esteja em cio (no cio) para uma alta taxa de sucesso. A inseminação deve ser feita 12-24 horas após a vaca estar em estro, pois isso garante que o esperma seja liberado antes da ovulação.
Antes de descongelar o sêmen congelado, segure a vaca em uma área familiar para mantê-la calma.
Monte todos os dispositivos de inseminação de fácil alcance. Mantenha-os estéreis, secos e quentes para evitar choque de frio na vaca.
Limpe a região posterior da vaca, higienizando o reto e a vulva e seque essas áreas com toalhas de papel.
Tenha cuidado para evitar a região da vulva ao aplicar lubrificante no reto, pois é espermicida.
Coloque o canudo na haste inseminadora (cateter).
Use suas luvas e, usando uma das mãos, insira a haste na vulva em um ângulo de 30° a 40° para evitar entrar no assoalho uretral da vagina.
Guie e empurre a haste com a mão mais profundamente no colo do útero. Colocando o colo do útero na haste, manipule o colo do útero ligeiramente à frente da haste enquanto mantém uma pressão constante para frente até que a haste alcance o corpo uterino onde o sêmen deve ser depositado.
Posicione a ponta da haste corretamente e libere lentamente o sêmen para garantir que uma quantidade máxima de sêmen seja liberada da palha. Retire a haste somente depois de terminar de distribuir o sêmen.
A inseminação precisa e bem - sucedida requer o treinamento adequado, concentração, compreensão clara da anatomia reprodutiva do animal para encontrar a área alvo, precisão no posicionamento da haste de inseminação, bem como boas práticas de higienização.