Um memorando é um documento escrito que pode registrar informações ou registrar os termos de uma transação. Os leigos podem usar memorandos ou memorandos apenas para se comunicar com outra pessoa ou ao fazer uma apresentação. Os técnicos usam memorandos para fazer solicitações, anúncios ou, às vezes, para comunicar relatórios.
Ao comunicar qualquer coisa, deve-se ter cuidado com o formato a ser usado. Os formatos de memorando podem variar dependendo do tipo de documentos a serem registrados. No entanto, em qualquer formato de memorando, é útil ter uma introdução, o conteúdo ou o assunto principal do memorando e uma conclusão. A forma mais simples de formato de memorando conteria esses três elementos. Todas as outras formas de formato de memorando contêm variações ou extensões deste.
Introdução
A introdução a um formato de memorando pode ser uma frase ou um parágrafo completo ou vários parágrafos. Deve conter o mínimo possível de palavras o que você está tentando transmitir. Se a introdução for muito longa ou prolixa, você corre o risco de perder a atenção do leitor ou da pessoa a quem o formato do memorando é dirigido.
Substância
O conteúdo do formato do memorando deve elaborar a introdução e fornecer a dedução lógica, o que fazer, a razão do memorando e / ou outros elementos que constituem o objeto do seu contrato. A substância deve ser precisa, concisa e projetar exatamente o que você deseja e nem mais, nem menos.
O conteúdo do formato do memorando também conteria sua opinião, comentários, recomendações ou críticas, conforme o caso.
Conclusão
A conclusão do formato do memorando deve resumir no mínimo possível o que você pretendia transmitir e deve-se garantir que o resumo deixe um impacto duradouro no leitor ou destinatário do memorando.
Formatos de memorando prontos v / s formatos de memorando feitos sob medida
Todos os software de processamento de texto estes dias fornecer modelos para os formatos de compensação. No entanto, esses formatos de memorando variam dependendo do assunto e são muito bem vestidos para torná-los atraentes. Mas quando você se depara com formatos de memorando que exigem termos e condições específicos, a aparência do formato de memorando terá pouca ou nenhuma relevância. Por exemplo, formatos de memorando que registram os termos de uma transação.
Todos podem escrever um memorando e fazer um formato de memorando. Mas o que diferencia um bom formato de memorando de um mau é a consistência que é seguida ao escrever um formato de memorando, linguagem, layout, sintaxe, pontuações, simplicidade e compreensão da linguagem, gramática e, claro, o formato do memorando.