Competência é definida como possuir o conhecimento, habilidades e habilidades para executar com sucesso uma tarefa específica. Dada esta definição, a avaliação da competência em um indivíduo ou grupo deve ser baseada nas tarefas que se espera que a (s) pessoa (s) em questão execute. Competência em uma área não sugere competência em outra área.
Empresa de eletrônicos
Um presidente de uma empresa de eletrônicos pode ser potencialmente bem-sucedido ao assumir a presidência de uma empresa de móveis porque as qualificações de competência para operar essas duas empresas são basicamente as mesmas. Um cirurgião, por mais competente que seja, teria dificuldade em assumir as funções de policial porque as qualificações para cada ocupação são radicalmente diferentes.
O nível de competência dos membros de uma organização é essencial para seu sucesso e sobrevivência contínuos. Em média, os níveis de competência de pelo menos alguns membros-chave na maioria das organizações são inaceitáveis. No entanto, mesmo quando a própria sobrevivência de uma organização está ameaçada, o processo de avaliação da competência e de fazer os ajustes necessários raramente é considerado.
Avalie o nível de competência avaliando estes fatores:
Taxa de sucesso histórica.Acesse a taxa de sucesso histórica do assunto em relação à realização de projetos anteriores. Leve em consideração quaisquer influências externas que possam ter tido uma influência positiva ou negativa nos resultados.
Gerenciando a carga de trabalho. A capacidade de assumir novos projetos na carga de trabalho é um indicador crítico de competência. Priorizar o tempo e o esforço a serem despendidos em novos projetos em relação às demandas de projetos e prazos existentes é difícil para qualquer gerente.
Solução de problemas. Um avaliador chave do nível de competência é a capacidade de resolver problemas normais e inesperados enquanto atinge os objetivos do projeto.
Relações de trabalho. Isso se refere à capacidade de funcionar individualmente ou em grupo para concluir um projeto com sucesso. Um grau de interação desarmoniosa por parte do indivíduo ou dentro de um grupo é aceitável, assumindo que os resultados negativos não afetam o sucesso do projeto ou de outros dentro da organização.
Organização. O sujeito deve ter a capacidade de organizar as forças e recursos relativos disponíveis para operar com o máximo de eficácia e produtividade para concluir o projeto.
Visão. O entendimento dos assuntos sobre o escopo dos projetos; a necessidade de conclusão do projeto, o cronograma para realizá-lo, os recursos disponíveis e a expectativa de qualidade dos resultados. O sujeito deve ser capaz de conceituar um plano que cumpra esses objetivos.
A avaliação da competência deve ocorrer antes de qualquer promoção ou mudança de cargo dentro de uma organização e, posteriormente, anualmente.