Planejando montar seu próprio centro de distribuição? Portanto, seu negócio está ficando cada vez maior - parabéns por isso! Com certeza há mais demandas para seus produtos, por isso você precisa ter um sistema de distribuição a varejo. Na verdade, as empresas mais bem-sucedidas, mesmo aquelas simples que estão envolvidas com compra e venda, têm seu próprio diretório de distribuição. As mercearias têm seu centro de alimentação; lojas de roupas têm seu centro comercial, etc.
Muito trabalho duro
Seja qual for o propósito, montar seu próprio centro de distribuição pode ser um pedaço de bolo se você já conhece seus locais de destino. E sim, deve ser em algum lugar onde seu consumidor final, atacado e clientes de varejo estejam próximos. Bem, isso é apenas o começo de um trabalho realmente árduo para montar um centro de distribuição. Aqui estão as etapas completas que você deve seguir antes de ter aquele grande sinal do progresso do seu negócio:
Considere a mercadoria que você estará distribuindo. Este será o principal determinante da localização, tamanho e design do seu centro de distribuição. Por exemplo, se você for instalar um centro de alimentação, o armazém de distribuição deve ter um sistema de refrigeração. Mas se você está planejando estocar apenas alguns RTWs, então não há problema em não ter esses refs sofisticados.
Decida quais são seus clientes-alvo para o seu centro de distribuição. Você pode limitar suas ofertas apenas a varejistas. Para isso, um centro de distribuição menor será suficiente. Mas se você está planejando fornecer para atacadistas e seus clientes locais e até internacionais, talvez seja necessário um depósito maior. Ao determinar seus clientes-alvo, você também poderá saber a localização perfeita para seu centro de distribuição.
Pesquise uma localização perfeita para o centro de distribuição. Agora que você conhece a mercadoria a ser distribuída e os clientes para quem irá distribuir os itens, é hora de pesquisar alguns locais onde seu centro de distribuição deve estar localizado. Se você está planejando distribuir para sua clientela internacional, talvez ter seu depósito próximo a empresas de transporte marítimo internacional seja uma boa escolha. Considere também a vulnerabilidade do local a calamidades naturais. Embora seja verdade que não há lugar seguro contra a ira da natureza, pelo menos existem alguns locais onde os tufões e furacões não atacam muito.
Contrate um arquiteto e engenheiro para traçar a planta do armazém. Trabalhe bem com essas pessoas e faça-as entender seus requisitos específicos para o centro de distribuição. Por exemplo, deveria ter geladeiras, deveria ter um segundo andar ou deveria ser acessível para caminhões? Essas pessoas conhecerão o design de armazém perfeito para atender a todas as suas necessidades.
Defina licitações para empreiteiros que podem montar seu centro de distribuição. Esses empreiteiros estão dispostos a superar um ao outro. Mas não tome isso como um grande benefício, porque preço significativamente baixo significa baixa qualidade dos materiais também. Certifique-se de que, quando licitarem, os empreiteiros farão apenas propostas até o preço mínimo possível para o projeto. Depois disso, você terá que escolher a empresa contratada para montar o centro de distribuição.
Você não precisa realmente construir um prédio, pois alugar um lugar é o suficiente. Isso pode até ser uma alternativa mais barata, especialmente se você estiver planejando ter o centro de distribuição naquela área por apenas cinco anos ou menos.