Como aprender sobre a Organização Mundial do Comércio?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 3 min de leitura
A Organização Mundial do Comércio ou OMC é uma organização internacional que promove e lida com o comércio de diferentes bens e produtos entre diferentes nações. A organização auxilia na exportação e importação de diversos serviços e itens vindos de diversos países. A Organização Mundial do Comércio foi fundada em 1º de janeiro de 1995, mas o sistema comercial entre as nações começou já em 1948.
O comércio inclui têxteis
A OMC é responsável por definir a política comercial nas trocas entre os países. Alguns dos produtos comerciais incluem têxteis, alimentos, telecomunicações, bancos e muito mais. Embora sejam produtos diferentes, todos seguem os mesmos princípios.
Aqui estão mais alguns detalhes sobre a Organização Mundial do Comércio:
Comércio sem discriminação. Esta é uma política comercial que é estritamente aplicada. O comércio entre os diferentes países deve ser igual. Um país não pode conceder a um país específico um favor no comércio. Existem outros casos em que um país é capaz de discriminar, mas esta é uma ocasião rara. Outro aspecto considerado para discriminação é o tratamento de mercadorias nacionais e importadas. Isso é conhecido como "tratamento nacional", em que as pessoas devem dar tratamento igual aos produtos ou serviços de outra nação como dão aos seus produtos e serviços locais.
Comércio mais livre. A fim de promover um comércio mais livre, é necessário reduzir as tarifas sobre os produtos importados. As tarifas são discutidas pelo GATT ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. Desde o ano de 1947, houve um total de 8 rodadas de negociações comerciais. Cada vez, as tarifas são discutidas. Alguns dos aspectos que são discutidos nas negociações comerciais são estatísticas tarifárias, propriedade intelectual, solução de controvérsias entre países ou acordos comerciais, medidas não tarifárias e as regras da Organização Mundial do Comércio.
Previsibilidade. Os países que abrem seus mercados para produtos vinculam compromissos com os demais países. As importações de impostos de um país podem atingir alíquotas de impostos máximos. No caso de um país alterar seu vínculo, a perda de comércio para os outros países deve ser compensada pelo país que alterou os compromissos vinculativos. A solução para isso é tornar as regras comerciais tão compreensíveis e transparentes quanto possível.
Competição justa. A OMC promove a concorrência leal entre os diferentes produtos e serviços que são trocados entre os países. Existem regras que devem ser seguidas para que o comércio entre as nações seja justo. Cada governo que é membro da OMC tem regulamentos e consequências para aqueles que se envolvem em comércio desleal. Os danos causados pelo comércio desleal podem ser calculados e adicionados aos direitos de importação.
Reforma econômica. A OMC visa contribuir para o desenvolvimento da economia das nações que fazem parte da organização global de comércio. Isso ajudará os países em desenvolvimento a estarem em pé de igualdade com os países que já estão bem desenvolvidos. Os países em desenvolvimento precisam de tempo para se ajustar às novas regras que foram implementadas nas negociações comerciais anteriores.
Esses são os conceitos por trás da Organização Mundial do Comércio. Mais informações sobre a organização podem ser encontradas no site oficial da organização, que pode ser encontrado em wto.org.