Como compreender as tecnologias de tratamento de superfície?
Andres Serna Galvão Neto
• 3 min de leitura
O tratamento de superfície é normalmente usado na indústria siderúrgica. Existem vários tipos de acabamento de superfície que são feitos para melhorar a qualidade de um material e adicionar revestimentos para atingir certas características. Isso é feito para alterar as qualidades da superfície do objeto. Existem diferentes tipos de tecnologia que são usados para melhorar a superfície dos metais.
Tecnologias de tratamento de superfície
Algumas das qualidades que são alcançadas com o tratamento de superfície são resistência à corrosão, dureza, resistência, contato elétrico, resistência ao desgaste, dureza e ductilidade. Essas qualidades são alcançadas usando diferentes tipos de tecnologias de tratamento de superfície.
Aqui estão algumas tecnologias de tratamento de superfície:
Limpeza de superfície - O primeiro passo em qualquer tecnologia de tratamento de superfície é a limpeza da superfície. A limpeza de superfícies de metais e de alumínio e outras ligas é feita de vários métodos, mas todos têm o mesmo propósito - limpar a superfície antes de qualquer tratamento ser feito. A limpeza da superfície pode ser feita usando líquidos, como soluções alcalinas ou óleo para dissolver. A limpeza também pode ser feita com o uso de vapores. A limpeza por vapor é feita com materiais revestidos com sujeira.
Revestimento de tecnologia de superfície - O revestimento de superfície é uma das tecnologias de tratamento mais comumente utilizadas. Os revestimentos são feitos para proteger o metal da corrosão. O tipo mais comum de revestimento aplicado é a tinta. A tinta pode vir em cores diferentes, dependendo do seu gosto. Existem também tipos mais avançados de revestimento de superfície, como revestimento eletrostático e a pó.
Tratamento Corona - de coroa tratamento ou plasma de ar de tratamento é feito a fim de que o material da melhorar a sua capacidade de ligação aderente ou com outros materiais. Essa tecnologia de tratamento é feita para materiais como papel, filmes, polímeros e folhas. O resultado do tratamento corona pode não ser visível a olho nu, mas melhora muito a adesão da superfície dos materiais.
Tratamento térmico - O tratamento térmico utiliza o calor para mudar a superfície do aço ou para fixar outro elemento à parte aquecida do material. Existem diferentes processos que são usados no tratamento de superfície, dependendo do tipo de material a ser aquecido. O resultado de um material que foi submetido a tratamento térmico pode resultar no endurecimento do material.
Revestimentos a vácuo - Os revestimentos a vácuo são usados em camadas metálicas. Existem dois tipos de revestimentos a vácuo que são feitos. O primeiro é a deposição física de vapor e o segundo é a deposição química de vapor. Na deposição física de vapor envolve a evaporação da camada no vácuo por meio de aquecimento, um feixe de elétrons ou um feixe de íons. A deposição de vapor químico envolve a decomposição de gases em uma câmara de vácuo.
Esses são alguns dos tipos de tecnologias de tratamento de superfície que são usados. Cada tratamento melhora a qualidade geral do metal ou liga. Isso pode melhorar ou aumentar o número de usos para aquele objeto específico. Cada tecnologia de superfície tem seus efeitos negativos e positivos. Você deve estar ciente disso para poder escolher o melhor tratamento de superfície a ser usado.