Como compreender as técnicas de melhoria de processos?
Carlos Wilson Loureiro
• 3 min de leitura
Melhorias de processos são as técnicas usadas para melhorar as operações de uma empresa ou organização. Diferentes técnicas de melhoria de processos são usadas por diferentes organizações. O uso dessas técnicas de melhoria de processos depende muito das metas e objetivos da organização. Na melhoria de processos, uma empresa busca conhecer as causas dos resultados negativos na organização. Em seguida, eles são analisados e a técnica de melhoria de processo certa é usada para corrigir o problema.
Técnica de melhoria de processo
Aqui estão alguns exemplos de técnicas de melhoria de processos que são usadas pelas organizações:
Avaliação comparativa. O benchmarking é um método de avaliação da produtividade, custo e qualidade de um produto em relação ao valor padrão. O benchmarking fornecerá uma imagem clara da classificação de uma organização em relação ao valor normal. Essa técnica de melhoria de processos permitirá que uma organização se empenhe mais e melhore a qualidade dos serviços oferecidos, pois buscará superar o padrão de qualidade.
Hoshin kanri. Hoshin Kanri é uma técnica de melhoria de processos que une uma organização para atingir um único objetivo. Existem quatro aspectos que são abordados neste método de melhoria de processo. A primeira é que a organização deve se concentrar em atingir um único objetivo. Quando a meta é determinada, deve ser transmitida a todos os líderes da organização. Os líderes irão então planejar e fazer um brainstorm de diferentes maneiras de como atingir a meta que foi definida. Toda a organização então se junta para ajudar a atingir seu objetivo.
Melhoria de desempenho. A melhoria de processo ou melhoria de projeto trata da análise da saída de um processo organizacional. A qualidade do processo é então alterada para que a produção aumente e melhore. Isso é semelhante ao benchmarking, mas em vez de comparar a qualidade com a norma da sociedade, a qualidade do resultado é comparada ao resultado anterior da organização. Ao fazer isso, a organização tem a certeza de alcançar ou conhecer a melhor técnica a ser usada para obter o máximo de produtividade.
Six sigma. A técnica de melhoria de processos Six Sigma trata da melhoria da qualidade da saída. Isso é feito removendo fatores que podem adicionar erros no produto final. As pessoas-chave são então escolhidas para melhorar o processo e eliminar os erros na produção. As pessoas escolhidas são especialistas em suas áreas, portanto, certamente eliminarão a causa do erro.
Teoria das Restrições. A Teoria das Restrições é um método que ajuda as organizações a atingir seus objetivos. Este método é realizado com a ajuda de cinco etapas de focalização. O primeiro é identificar a restrição ou o fator que está impedindo a organização de atingir seu objetivo. A segunda é pensar em maneiras de usar a restrição a seu favor. O terceiro é unir toda a organização para poder tirar proveito da restrição. A quarta é aumentar a restrição e a quinta é repetir a primeira etapa de foco se a restrição mudou.
Estas são algumas das técnicas de melhoria de processos que ajudarão uma empresa ou organização a melhorar seu desempenho, serviço ou produção.