Como contabilizar impostos diferidos sobre os livros da sua empresa?
Kelly Nicole Sá de Pinho
• 3 min de leitura
Imposto diferido é uma regra contábil, o que significa que existem passivos fiscais ou ativos futuros, ocasionados por diferenças provisórias entre os valores contábeis dos ativos e passivos e seu valor de imposto correspondente, ou diferenças no tempo entre a classificação dos ganhos e déficits apurados nas demonstrações financeiras versus sua classificação no imposto apurado.
Você pode contabilizar os impostos diferidos nos livros da sua empresa fazendo o seguinte:
Primeiro, identifique o tipo de diferença em seu livro. Existem diferenças temporárias e diferenças de tempo. As diferenças temporárias são desvios entre os valores envolvidos dos ativos ou passivos identificados no balanço e o valor que foi correspondentemente identificado nesse ativo ou passivo específico para efeitos de tributação. As diferenças temporárias podem ser diferenças temporárias tributáveis ou diferenças temporárias dedutíveis.
As diferenças temporárias produzem valores tributáveis na identificação do lucro tributável dos períodos subseqüentes quando o valor contábil do ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.
As diferenças temporárias dedutíveis são as diferenças temporárias que resultam em valores dedutíveis na determinação do lucro tributável no período de tempo subsequente quando o valor correspondente do ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.
As diferenças temporais surgem quando um ponto de receita ou despesa é identificado como base de tributação, mas não como base de contabilidade, ou vice-versa, portanto, torna-se coerente com um esquema de lucros e perdas o imposto diferido.
Na maioria dos casos, o resultado do imposto diferido será o mesmo para uma diferença temporária ou diferença temporal. Mas essas variações podem surgir em conexão com a reavaliação de ativos fixos elegíveis para a depreciação fiscal, o que pode resultar em um ativo com rótulo de imposto diferido nos balanços, mas, em geral, não deve ter influência em uma abordagem de diferença de tempo.
Em segundo lugar, identifique sua base tributária. Base tributária é o valor atribuído a esse ativo ou passivo para fins fiscais. Esse é o valor que será retido para fins de tributação contra quaisquer benefícios econômicos sujeitos a tributação que irão para um item quando for liquidado o valor correspondente daquele bem. A base do imposto de um déficit é o seu valor contábil, deduzido de um valor que será retido para fins fiscais proporcional a esse passivo nos períodos subseqüentes.
Em terceiro lugar, você pode justificar os impostos diferidos, pois esses impostos são o resultado do princípio de equiparação. Os passivos fiscais diferidos são dados para que os investidores compreendam e estimem os passivos fiscais durante seus ciclos e períodos subsequentes que podem ser apresentados como um produto de elevados benefícios fiscais dados na data atual, ou os valores de renda que ainda estão por vir. tributados no futuro.
Redução de impostos rápida
Quando o alívio fiscal rápido é obtido para despesas em relação ao tempo de despesa da empresa, conforme refletido nos livros de lucros e perdas da empresa, uma cobrança de imposto diferido deve ser reconhecida no livro de lucros e perdas para as mudanças no passivo fiscal diferido da organização, isso afetaria e aumentaria a taxa geral de impostos da organização.