Decidir desistir pode ser um processo muito emocional e árduo para qualquer empresário, mas empalidece em comparação com as situações potencialmente estressantes causadas pelo fechamento de uma empresa sem uma preparação adequada. Portanto, é muito importante aprender a fechar um negócio de maneira adequada.
Uma das etapas mais importantes é alertar todas as agências governamentais apropriadas sobre sua intenção de não mais fazer negócios. Para empresas com ou sem funcionários, um formulário deve ser preenchido com o IRS para cancelar o número de identificação federal. O formulário é muito simples e indica claramente quais seções devem ser preenchidas ao fechar um negócio.
Outras agências que precisam de notificação incluem a divisão de impostos sobre vendas no varejo do estado, o condado ou cidade onde a empresa está localizada e o escritório estadual de desemprego.
Empresas com funcionários exigem um processo muito mais complexo ao fechar um negócio. Por exemplo, todos os dados e relatórios da folha de pagamento devem ser preenchidos e enviados à Secretaria da Receita do estado. Todos os impostos apropriados devem ser arquivados de acordo com as diretrizes normais e os W2s ou 1099s devem ser preparados o mais rápido possível e fornecidos aos funcionários e contratados. Se a empresa está demitindo funcionários, relatórios adicionais podem precisar ser preenchidos com o escritório estadual de desemprego também.
Outro passo importante para fechar corretamente um negócio é garantir que todos os credores recebam o dinheiro devido. Qualquer coisa pendente na seção de contas a pagar dos livros da empresa deve ser paga antes do encerramento do negócio. Na verdade, todas as contas e impostos sobre os salários devem ser pagos antes do fechamento de qualquer conta bancária. Depois que tudo for liquidado e todos os cheques compensados, é hora de encerrar as contas comerciais.
Por último, mas não menos importante, os clientes existentes devem ser notificados e encaminhados para outras empresas, se necessário. Muitos proprietários de empresas anteriores relataram que algumas de suas oportunidades de networking mais poderosas vieram de contatos e clientes anteriores. Os indivíduos atendidos pela empresa já conhecem os benefícios de se negociar com aquela empresa e serão um recurso valioso na eventualidade de um novo empreendimento. Os clientes existentes apreciarão o aviso de que seus serviços podem ser encerrados em breve e respeitarão a empresa e seus proprietários por serem honestos e diretos.
Fechar uma empresa não é um processo fácil, mas pode causar problemas desnecessários se não for feito corretamente. Por exemplo, multas e impostos por si só são suficientes para estressar qualquer ex-empresário. Independentemente do motivo pelo qual o negócio foi forçado a fechar, prestar muita atenção a todos os detalhes finais tornará a experiência um pouco menos desagradável.