Negócios de sucesso não brotam apenas como cogumelos. A maioria deles não é criada sozinha por indivíduos; eles passam por muitas pessoas antes de se tornarem operacionais. Se você está planejando começar um negócio, provavelmente terá que escrever uma proposta de negócio por um motivo ou outro. Pode ser para adquirir um empréstimo para obter capital inicial, ou porque você deseja atrair sócios em potencial para se juntar a você, ou talvez você queira uma empresa que já está estabelecida para ajudá-lo com o start-up. Seja qual for o seu motivo, você deve saber como redigir uma proposta de negócios e fazê-la bem. Este artigo mostrará como.
Conheça o seu negócio. Determine se você deseja uma sociedade unipessoal, uma parceria ou uma corporação. Pesquise sobre o setor em que você se concentrará. Não blefe ao longo da proposta.
Ideia concreta
Se você conhece alguém que já fez uma proposta de negócio antes, procure o conselho dele. Ele saberia o que colocar e o que não colocar nele. Veja as propostas que ele fez antes para ter uma ideia mais concreta do que fazer.
Antes de escrever sua proposta, faça um plano de negócios, que servirá de guia. Este plano de negócios contém uma descrição do seu negócio e seus objetivos. Ele também contém informações sobre o status das informações atuais de sua empresa. Consulte-o de vez em quando para saber se sua proposta ainda está de acordo com seu plano de negócios.
Comece com uma descrição do seu negócio. Explique em linguagem clara qual produto ou serviço você está oferecendo. Dê uma visão geral do seu negócio e indique quais são as suas vantagens em relação a outros negócios que estão na mesma área. Promova o seu negócio destacando os avanços alcançados. Certifique-se de que as pessoas que estão lendo sua proposta tenham uma imagem clara de seu negócio apenas lendo este resumo. Chame a atenção deles imediatamente.
Conjunto de gestão
Depois, entre nos detalhes. Escreva sobre como você pretende fazer o negócio funcionar e operar. Explique a configuração da gestão e como cada membro da equipe de gestão funcionará. Vá passo a passo, para deixar as coisas bem claras. Não presuma que a pessoa que está lendo seu plano compreenderá imediatamente os meandros do negócio.
Apresente documentos financeiros da sua empresa. Use gráficos e tabelas, se necessário, para projeções de ROI e outras informações semelhantes. Se o plano de negócios estiver sendo apresentado para a obtenção de um empréstimo, você terá que anexar mais documentos financeiros. Você pode até precisar da ajuda de um contador para cumprir os requisitos de potenciais parceiros de empréstimo.
Pontos importantes
Ao final da proposta, resuma os pontos importantes, apenas para lembrar ao leitor quais são seus objetivos.
Use uma linguagem clara ao escrever sua proposta. Os leigos não devem ter dificuldade em lê- lo. Se houver termos técnicos, explique-os adequadamente. Certifique-se de que sua gramática esteja impecável, pois os possíveis parceiros e clientes se desanimam pelo uso incorreto da língua.
Peça a outra pessoa para revisar sua proposta antes de realmente distribuí-la. Certifique-se de que sua proposta esteja apresentável. Use papel de boa qualidade e encade-o. Faça quantas propostas forem necessárias, não dê a impressão de que está sendo mesquinho com a quantidade de exemplares.
Basta seguir estas etapas simples e você estará no caminho certo para fazer um plano de negócios muito bom.