Quando uma obra de arte é publicada, o autor (ou editor) recebe os direitos autorais. Para reforçar ainda mais os direitos legais do autor, ele pode solicitar um copyright junto ao escritório de copyright dos Estados Unidos. Isso pode envolver diferentes materiais artísticos em vários meios, como livros, manuscritos não publicados, letras de músicas, composições musicais, artes visuais e até filmes.
Para invenções e inovações, porém, o conceito de patente é o que geralmente se aplica. Uma patente concede a propriedade de um processo, inovação, produto manufaturado ou substância ao seu proprietário. Geralmente, as patentes são concedidas a invenções exclusivas. O proprietário de uma patente tem o direito exclusivo de produzir aquele produto específico ou usar o processo patenteado na produção de outros produtos.
Criar medicamentos à base de
Quando uma invenção envolve ideias e processos já patenteados por outros inventores, é necessária sua permissão expressa. Esse é geralmente o caso das empresas farmacêuticas, nas quais os detentores de patentes recebem milhões de dólares para que os produtores de medicamentos possam criar medicamentos com base nas substâncias que patentearam.
Portanto, se você for um inventor, precisará proteger seu trabalho. Caso contrário, outras pessoas ou empresas podem usá-lo sem o seu conhecimento ou consentimento.
O escritório de patentes e marcas dos Estados Unidos lida com o pedido, processamento e concessão de pedidos de patente no país. Ter sua invenção patenteada pode levar um tempo considerável, esforço e até mesmo algum dinheiro, no entanto. Às vezes, você pode não estar pronto para solicitar uma patente ainda, devido a certas restrições. E geralmente é melhor patentear invenções quando elas forem aperfeiçoadas, para que você não precise solicitar revisões ou adições.
Crie desenhos técnicos
Uma boa maneira de proteger sua invenção, mesmo antes de patentear, é registrando os direitos autorais das idéias que estão envolvidas na fabricação da invenção. Por exemplo, se for um dispositivo, você pode criar desenhos técnicos ou uma descrição técnica e pode solicitar ao escritório de direitos autorais dos Estados Unidos os direitos autorais desse desenho ou descrição técnica em particular.
Os desenhos técnicos são diferentes dos esboços porque incluem as medidas exatas, especificações, materiais e outras informações pertinentes ao objeto que está descrevendo. Se você não conseguir criar um desenho técnico sozinho, pode consultar um engenheiro, arquiteto ou desenhista para ajudá-lo. Lembre-se de pedir a quem quer que faça seus desenhos para assinar um formulário de autorização autorizando você a usar o desenho dele para qualquer requisito que você possa ter - basicamente, liberar os direitos autorais para você.
Fotografias de sua invenção ou outros recursos visuais também podem ser protegidos por direitos autorais. Se você já fabricou modelos funcionais ou protótipos de sua invenção, pode tirar fotos de cada peça, para uma melhor apreciação de como a invenção foi feita. Você também pode usar vídeos para registrar o desenvolvimento de sua invenção. Eles também são elegíveis para direitos autorais com o US Copyright Office.
Embora esses desenhos e representações visuais não constituam necessariamente que você tenha uma patente sobre sua invenção, os direitos autorais deles ajudará a provar que você é proprietário da ideia ou conceito, caso outra pessoa solicite um copyright ou patente semelhante posteriormente. Idéias de direitos autorais pertinentes à sua invenção também lhe darão paz de espírito e o ajudará a fornecer ao USPTO informações adicionais sobre o seu pedido de patente, se necessário.