Muitos fotógrafos profissionais começam como amadores, ao mesmo tempo que constroem seu portfólio e credibilidade. Talvez você seja um daqueles que desenvolveram um olho mais apurado para tirar fotos e queira ganhar dinheiro com esse talento. Tecnicamente, não existem normas estabelecidas para o exercício desta profissão. Ao contrário de médicos e advogados, um fotógrafo como você não precisa fazer exames de conselho ou testes de licenciamento antes de obter uma "licença" para exercer suas profissões. Tudo que você realmente precisa é saber como carregar seu filme, segurar e apontar sua câmera para o assunto e clicar. É isso. Essa é a fotografia em sua essência.
No entanto, se você deseja ganhar o seu pão principalmente através da fotografia, você pode querer registrá-la como uma empresa - para fins fiscais. Mais especificamente, você pode querer registrar seu negócio de fotografia como uma empresa individual. A maioria dos fotógrafos que fazem negócios o faz em nome individual.
Conta bancária nomeada
Assim como qualquer outra forma comercial registrada, a empresa unipessoal dá à sua empresa uma entidade legal que permite obter um nome comercial ou identidade comercial, abrir uma conta bancária com o nome comercial e contratar pessoas como seus funcionários. O que distingue a empresa unipessoal de outras formas de negócios é que você é o único proprietário da empresa e todos os lucros - bem como as responsabilidades - vão apenas para você.
Como você faz para registrar sua empresa fotográfica como uma empresa individual? As etapas são muito fáceis, mas podem variar entre estados, condados e cidades. Portanto, o primeiro passo mais importante que você precisa dar é pedir ao cartório do condado ou à prefeitura sobre os regulamentos de empresa individual em sua área.
Definitivamente, você precisará registrar o nome da sua empresa. Pode ser um nome chique ou atraente (por exemplo, Especialista em Fotografia de Luzes e Sombras) que será usado para identificar sua empresa. Certifique-se de que o "nome fictício" de sua empresa não inclua seu sobrenome para distinguir o nome de sua empresa de seu nome como pessoa física. O nome da sua empresa também é o seu DBA ("fazendo negócios como") ou nome comercial. Portanto, se seu nome é Jane Doe, você é " Jane Doe DBA (fazendo negócios como) Especialista em Fotografia de Luzes e Sombras". Certifique-se de que o nome comercial que você escolheu para o seu próprio negócio não foi registrado antes por ninguém. Geralmente, o registro oficial do nome da empresa leva apenas alguns dias.Você também precisará pagar uma pequena taxa para o registro do nome da sua empresa.
Comece legalmente a ganhar dinheiro tributável
Depois de registrar seu nome comercial, é hora de solicitar uma licença comercial. Ter um nome comercial registrado por si só não é suficiente para começar legalmente a ganhar dinheiro tributável com seu hobby de fotografia. Você precisa de uma licença para operar seu negócio. Para solicitar a licença comercial, vá até a prefeitura e verifique se a área onde você deseja administrar o seu negócio pertence a uma zona comercial. Algumas áreas permitem que apenas certos tipos de negócios sejam administrados. Portanto, verifique primeiro se uma empresa de fotografia é uma das permitidas em sua área.
Solicite os formulários de licenciamento de empresas e preencha-os com exatidão. Certifique-se de fornecer informações honestas e precisas. Se você não tiver certeza sobre como preencher os formulários, peça ajuda. Você também precisará pagar uma pequena taxa de solicitação de licença. As taxas variam em diferentes áreas, então provavelmente é melhor perguntar quanto será cobrado de você.
Depois de concluir todas as inscrições, você pode começar a administrar seu negócio de fotografia como uma empresa individual.