No mundo dos negócios, não é o equipamento, o maquinário ou mesmo os recursos humanos que é o mais importante. Nesta era da informação, o conhecimento é o maior ativo que uma empresa pode ter. E, na maioria dos casos, o conhecimento ou a informação são armazenados em formato eletrônico, seja em computadores pessoais ou em servidores operados por empresas de hospedagem.
Um grande problema com a informação ser poderosa é que às vezes pode ser insegura. Por exemplo, um vendedor pode viajar e perder seu laptop no aeroporto, seja para roubo ou extravio. Se alguém roubar seu laptop, essa pessoa teoricamente poderia usar as informações contidas nele para se passar por você e cometer todo tipo de dano, como transações bancárias e coisas do gênero. Ou se alguém obtiver acesso ao sistema de e-mail da sua empresa, essas pessoas podem entrar em contato com seus contatos comerciais e piratear seus clientes e fornecedores.
Prevenção de roubo de identidade empresarial
A prevenção do roubo de identidade empresarial geralmente requer o fortalecimento de seus sistemas de segurança. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode aumentar a segurança.
Ser informado. A informação é a primeira linha de defesa contra o roubo de informação. Certifique-se de informar seus funcionários para estarem sempre seguros em suas negociações, seja online ou offline. Certifique-se de que seus funcionários saibam que, por fazerem parte de sua empresa, foram confiados a eles informações e conhecimento sobre o funcionamento interno de sua empresa e que não devem permitir que essas informações caiam em mãos erradas.
Empregue pessoas em quem você confia. Faça verificações de antecedentes em todos os gerentes e funcionários. Isso é especialmente necessário para membros da equipe que trabalham em seus sistemas de informação. Alguns funcionários de TI podem abrir backdoors e keyloggers e, teoricamente, obter acesso aos seus arquivos confidenciais.
Pen drives USB
Tenha regras estritas de software e hardware. A maioria das vulnerabilidades no local de trabalho é resultado de restrições fracas de software e hardware. Os funcionários podem acessar sites com malware e, inadvertidamente, instalar vírus em seus computadores, que podem se espalhar pela rede. Alguns funcionários podem estar conectando pen drives USB que contêm vírus e, da mesma forma, espalhando-os pela rede. O mesmo acontece com os laptops dos funcionários conectados ou conectados por meio de uma rede sem fio. Seria uma boa ideia implementar algumas restrições em relação ao uso de tal equipamento. Também é uma boa ideia exigir que todos alterem as senhas de suas contas de e- mail e outras contas relacionadas ao trabalho regularmente.
Use meios seguros para armazenar informações. Uma das formas mais comuns de perda de identidade e informações de negócios seria por meio do uso irresponsável da mídia. Além de usar laptops, os funcionários podem armazenar arquivos de negócios em DVDs, CDs e pen drives USB, que podem ser perdidos facilmente. Certifique-se de que sua empresa use sistemas de criptografia que impeçam que as informações sejam acessadas por terceiros quando os discos ou outras mídias forem perdidos. Se você armazena informações de cartão de crédito ou bancárias em computadores, certifique-se de que sejam armazenados com criptografia e que a senha seja conhecida por poucas pessoas.
Cartão de crédito
O que você faz quando suspeita que a identidade de alguém foi roubada? Se você suspeitar que uma das identidades de seu gerente ou funcionário foi comprometida, as primeiras coisas a fazer são bloquear e proteger o acesso desse funcionário. Se ele tiver cartão de crédito ou dados bancários, ligue para o banco o mais rápido possível para relatar a perda. Em seguida, altere todas as senhas e códigos de acesso, para minimizar a possibilidade de que qualquer pessoa que tenha obtido acesso aos arquivos desse funcionário possa acessar o restante de suas informações.
O roubo de identidade é um grande risco no mundo conectado de hoje. Suas informações comerciais podem ser facilmente comprometidas se apenas um de seus funcionários der um deslize. Portanto, vale a pena ser proativo ao lidar com a segurança de seus sistemas de informação.