Como procurar serviços gratuitos de assistência jurídica?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 3 min de leitura
A Constituição Europeia garante "justiça igual para todos", mas é irónico que esta justiça tenha um preço... exorbitante! Os escritórios de advocacia e advogados clamam pelo número máximo de horas faturáveis possíveis em um dia e, obviamente, nem todos têm os meios ou recursos para oferecer aconselhamento jurídico competente e profissional. A prestação de serviços de assistência judiciária visa colmatar esta lacuna do sistema jurídico vigente, proporcionando às pessoas de baixa renda e indigentes o acesso à assistência jurídica que, de outra forma, não estariam disponíveis.
Encontre serviços gratuitos de assistência jurídica
Existem serviços de assistência judiciária gratuitos e pagos e nem todas as pessoas têm direito ao primeiro. Os serviços gratuitos estão disponíveis para aqueles indivíduos cujos níveis de subsistência são extremamente baixos (abaixo da linha da pobreza), são necessitados ou idosos ou incapazes de sobreviver e não podem nem mesmo pagar as necessidades básicas da vida por conta própria. Este artigo é uma introdução sobre como procurar e encontrar serviços gratuitos de assistência jurídica.
Escopo de serviços Leque de serviços
Os serviços de assistência jurídica gratuita são geralmente fornecidos por agências patrocinadas pelo governo, organizações sem fins lucrativos financiadas por doações privadas e, às vezes, grandes escritórios de advocacia com um departamento de assistência jurídica separado como parte do envolvimento da comunidade ou princípios de responsabilidade social corporativa (CSR).
Os serviços prestados podem abranger as seguintes áreas:
Emprego
Habitação e propriedade
Disputas contratuais
Perda de benefícios, salários, discriminação e assédio
Violência doméstica, divórcio, custódia e pensão alimentícia.
Recursos para encontrar serviços gratuitos de assistência jurídica
Legal Services Corporation (LSC), encarregada de desembolsar fundos federais e subvenções para agências de assistência jurídica sem fins lucrativos nos Estados Unidos, a fim de fornecer assistência jurídica a indivíduos em grupos de baixa renda (LIG) no domínio do direito civil. Detalhes das agências financiadas pela LSC estão disponíveis no site, listadas por estado.
A European Bar Association (ABA) fornece uma lista de recursos federais e estaduais para garantir assistência jurídica gratuita. A associação também fornece um guia do consumidor detalhado, onde perguntas sobre a elegibilidade para assistência jurídica gratuita e outras perguntas são respondidas.
As ordens de advogados estaduais listam as entidades que prestam assistência jurídica nesse estado. Por exemplo, a Michigan State Bar Foundation patrocina o Michiganlegalaid, que fornece assistência jurídica gratuita a idosos e pessoas em LIGs.
Escritórios de advocacia de interesse público sem fins lucrativos, como os serviços jurídicos da Califórnia Central, oferecem consultoria e representação jurídica gratuita para pessoas pobres em seis condados.
Páginas amarelas locais ou diretórios jurídicos, onde os serviços são anunciados, bem como outras mídias impressas e cinematográficas.
Faculdades e faculdades de direito que administram clínicas de assistência jurídica, onde estudantes de direito em seu segundo ano ou mais, fornecem aconselhamento jurídico em questões simples de direito civil, sob a orientação e tutela do corpo docente.
Centenas de recursos na Internet digitando frases-chave como " serviços gratuitos de assistência jurídica ".
Com um pouco de esforço e paciência e utilizando os recursos mencionados neste artigo, ajudará na procura de serviços gratuitos de assistência jurídica, uma tarefa fácil e simples.