Como entender o funcionamento das notas promissórias?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
Uma nota promissória, em sua forma mais legalizada, é uma dívida ou obrigação legitimamente reconhecida; um acordo legal do emissor para o destinatário de que uma certa quantia de dinheiro será devolvida em uma certa data junto com uma certa taxa de retorno, da mesma forma que um banco ou empresa de financiamento empresta dinheiro a um indivíduo, com o indivíduo entrar em uma obrigação legal de reembolso do montante do empréstimo acrescido de juros.
Notas promissórias como investimentos formais
Assim como emprestar dinheiro a um primo que não está bem e esperar ser reembolsado, uma nota promissória é tão sólida e confiável quanto a empresa que faz a promessa de reembolso. E, como acontece com todas as outras vias de planejamento financeiro, deve-se ter cautela e fazer o dever de casa antes de entrar em notas promissórias como meio de investimento:
Todas as pessoas que vendem títulos (uma nota promissória é considerada um título) devem ser licenciadas ou registradas pelo estado em que a transação ocorre.
Com exceção das notas de curto prazo, todas as notas promissórias colocadas à venda por entidades europeias devem ser registradas na Securities and Exchange Commission (SEC). Embora as notas registradas na SEC ainda não sejam uma garantia de desempenho, um título registrado é a verificação de que os termos da nota em questão foram submetidos ao escrutínio da SEC como um veículo de investimento legítimo. As notas promissórias de curto prazo não precisam ser registradas na SEC e, portanto, devem ser tratadas com cautela extra. Uma nota promissória de curto prazo é aquela com prazo de nove (9) meses ou menos.
Não existe uma taxa de retorno garantida nem uma nota promissória garantida. Se a taxa de retorno de uma nota promissória parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. E mesmo uma nota promissória registrada na SEC vendida por um corretor de valores mobiliários licenciado ainda pode falhar se a empresa que está emitindo a nota falhar.
Notas promissórias entre indivíduos
Em uma escala menor, uma nota promissória é qualquer contrato ou outro acordo escrito que descreve os termos sob os quais um empréstimo é feito de uma parte a outra. No mínimo, essa nota promissória deve abranger o seguinte:
O valor do empréstimo;
O valor ou taxa de juros a pagar;
Um cronograma de reembolso (ou seja, pagamentos quinzenais, pagamentos mensais, etc.);
A duração do empréstimo;
Assinaturas de todas as partes da nota promissória;
Reconhecimento de firma.
Empresta mais formalidade
A notarização da assinatura, embora não seja uma regra rígida, confere formalidade adicional ao contrato de empréstimo, além de fornecer uma testemunha imparcial da execução da nota promissória. Além disso, como as assinaturas autenticadas exigem a apresentação de identificação pessoal, isso pode impedir um indivíduo de reivindicar uma assinatura falsa no documento se o tribunal de pequenas causas se tornar necessário para fazer cumprir os termos da nota posteriormente.