Os acordos de empréstimo variam de banco para banco. Mas não importa se você está considerando um empréstimo de um banco comercial, uma cooperativa de crédito ou outra instituição financeira, é importante saber ler os contratos de empréstimo. Siga este guia para saber como ler toda a documentação incluída nos contratos de empréstimo dos bancos.
Passo 1
Compreenda as definições do contrato de empréstimo. Embora você provavelmente seja obrigado a pular a página de definições mundanas, é importante que você entenda as definições da terminologia usada nos contratos de empréstimo dos bancos. Reserve um tempo para revisar cada termo e certifique-se de ter um entendimento adequado do texto usado antes de ler o contrato de empréstimo. Aqui estão algumas definições principais.
Representações e garantias: as representações são apenas a palavra jurídica para a sua promessa ao banco de que cumpriu as condições antes de receber qualquer financiamento. Uma garantia refere-se à promessa que você está fazendo como mutuário durante a vigência do empréstimo.
Autorização devida: este é outro termo legal que se refere à sua afirmação de que você é o único autorizado a vincular sua empresa aos termos do empréstimo do banco. (Provavelmente, você precisará assinar uma declaração para confirmar isso.)
Passo 2
Compreenda todos os elementos da nota promissória. Ao ler os contratos de empréstimo dos bancos, você encontrará a nota promissória. Esta é a 'carne' do contrato de empréstimo. Ele descreve todos os detalhes específicos do empréstimo, incluindo como será pago, a taxa de juros e o valor do principal inicial. Ele também mencionará a duração do empréstimo e todas as taxas em que você incorrerá como resultado de atraso no pagamento ou pré-pagamento. Aqui está a terminologia comum usada em notas promissórias:
Inadimplência: ao inadimplir em um empréstimo, você deixa de fazer os pagamentos em dia ou não cumpre as condições do empréstimo. Se você inadimplir, poderá ser solicitado a reembolsar todo o empréstimo imediatamente, o que afetará negativamente o seu crédito. (Um bom contrato de empréstimo ou nota promissória permite um período de carência de uma ou duas semanas para fazer as pazes com o banco antes que sua conta seja enviada a uma agência de cobrança, portanto, examine seus documentos de empréstimo dos bancos e entenda esta política.)
Etapa 3
Se você deseja garantir seu empréstimo com garantia, entenda a documentação de juros de garantia. Muitos proprietários de pequenas empresas colocam patrimônio pessoal ou capital para garantir um empréstimo de um banco. Se concordar com isso, também será necessário assinar a documentação de garantia. Ele definirá todos os juros que um banco ou credor teria sobre o capital que você está usando para garantir seu empréstimo. Basicamente, é a garantia de que você não ficará inadimplente em relação ao seu empréstimo. (Caso contrário, seu capital vai para o banco e você perde a propriedade). Aqui está uma definição relacionada à documentação de garantia real.
Lien: uma garantia é basicamente uma retenção colocada em um pedaço de propriedade por um credor. Embora pertença a você, você não pode vendê-lo até que o empréstimo seja pago por causa da garantia sobre ele. Se você deixar de pagar seu empréstimo, o banco ou credor tem o direito de retomar a propriedade e reivindicar a propriedade total, conforme detalhado na garantia. (O documento que cria uma garantia sobre sua garantia é denominado UCC-1).
Passo 4
Entenda o contrato de garantia e fiança. Uma última parte da documentação que faz parte de um contrato de empréstimo de um banco é o contrato de garantia e fiança. Esta é mais uma garantia de que os bancos precisam de você para garantir que você não ficará inadimplente em seu empréstimo. Depois de assinar o contrato de garantia e fiança, você está dando permissão ao banco para ir atrás de seu patrimônio pessoal (casa, carro, poupança e investimentos) para pagar o empréstimo. Isso pode ser o caso tanto para empresas privadas quanto para corporações. Certifique-se de compreender os termos de seus contratos de empréstimo com os bancos para que você não seja vítima das letras miúdas.