Como rescindir legalmente funcionários em licença?

O que acontece se um empregador for obrigado a despedir um empregado durante a licença
Agora, o que acontece se um empregador for obrigado a despedir um empregado durante a licença?

É no curso normal dos negócios que os funcionários regularmente saem de licença. Às vezes, essa licença pode ser para um propósito específico ou resultante de um incidente, como licença maternidade, licença por invalidez, licença médica ou qualquer outro dos muitos tipos de licença protegida que é exigida do empregador por lei.

Pontos brownie

Agora, o que acontece se um empregador for obrigado a despedir um empregado durante a licença? Em primeiro lugar, isso é possível? É permitido por lei? E como fazer isso? Bem, basta seguir o devido processo legal. Cumpra todos os procedimentos de acordo com as leis e diretrizes aplicáveis. Se houver costumes locais em sua área, seria útil segui-los também. Isso poderia render ao empregador alguns brownie points com os funcionários existentes.

Exatamente o que um empregador precisa fazer para demitir um funcionário que está de licença
Então, exatamente o que um empregador precisa fazer para demitir um funcionário que está de licença?

Embora, em geral, as leis trabalhistas e trabalhistas sejam leis de bem-estar e sejam elaboradas com os interesses dos empregados em mente, elas não podem, ao mesmo tempo, parecer injustas para com o empregador. Na verdade, essas leis são feitas para garantir que o empregador conceda ao empregado o que é devido ao ser rescindido por uma causa.

Então, exatamente o que um empregador precisa fazer para demitir um funcionário que está de licença? Leia -

  1. Verifique se o funcionário está coberto por alguma legislação trabalhista e de emprego em vigor em sua área. Em caso afirmativo, verifique o que essas leis dizem sobre a rescisão do contrato de trabalho.
  2. Se o funcionário não estiver coberto por nenhuma lei específica, o acordo contratual ou o conteúdo do contrato / carta de trabalho entre o empregador e o funcionário regerá o processo de contratação e rescisão do mesmo. Portanto, verifique o contrato de trabalho e leia a cláusula sobre rescisão do contrato de trabalho - com justa causa e sem justa causa.
  3. Agora, se o funcionário está de licença por um motivo proveniente do trabalho, como um acidente de trabalho causado acidentalmente e não devido a um ato negligente do funcionário - então o empregador estará sujeito à compensação adicional do trabalhador e aos regulamentos de seguro do funcionário para proteger o emprego até que o funcionário esteja apto o suficiente para ser readmitido no trabalho. Posteriormente, o empregador pode avaliar a condição física do empregado e decidir por dispensá-lo, após compensação das taxas e pagamento dos benefícios do empregado previstos na lei.
  4. Se o empregado estiver em licença por qualquer outro motivo médico ou maternidade decorrente de causas externas ao local de trabalho, o empregador é obrigado a conceder licença e benefícios médicos pelo período estipulado pela legislação aplicável.
  5. Se o funcionário que está de licença tem conduzido de forma não condizente com a sua posição no trabalho ou foi um funcionário errante ou evasivo, a maioria dessas leis podem não se aplicar e o empregador é livre para aplicar as disposições das condições de rescisão de emprego mencionadas em cartas de nomeação e emprego.

A legislação trabalhista e trabalhista é vasta e, às vezes, complicada. Mas, os procedimentos são bem definidos. Em caso de dúvida, consulte um advogado que seja especialista nesses assuntos.

Artigos relacionados
  1. Como escolher uma estrutura jurídica?
  2. Como criar um cartão de identificação?
  3. Como entender as leis de divulgação de patentes?
  4. Como compreender diferentes cartões de identificação?
  5. Como preparar um contrato de serviços?
  6. Como conhecer as regulamentações federais das transportadoras automotivas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail