Milhares de pessoas abrem empresas todos os dias na Europa. Alguns começam do zero, alguns compram franquias e outros compram empresas existentes de terceiros. Este último requer uma transferência de negócios. Se você tiver alguém interessado na sua empresa, precisará aprender o básico sobre como transferir a propriedade da empresa.
Transferindo a propriedade da empresa
Existem vários métodos diferentes de transferência de propriedade de uma empresa: vendê-la, alugá-la ou vendê-la por um período de tempo. Todas essas condições podem levar a uma transferência de propriedade. A chave é descobrir qual deles atende às suas necessidades e situação financeira.
Se você vender sua empresa imediatamente, receberá o pagamento e a transferência ocorrerá imediatamente. A vantagem desse tipo de transferência é que você recebe dinheiro imediatamente. Com a economia de hoje, muitos proprietários de pequenas empresas estão procurando fazer uma venda rápida. Talvez o negócio não tenha funcionado conforme as expectativas. Nesse caso, eles precisam de uma saída rápida. Uma venda direta seria melhor nessa situação.
O leasing é outra opção para transferir a propriedade da empresa. Se você decidir alugar seu negócio para outro indivíduo, um contrato deverá ser elaborado com todas as condições. Você receberá um pagamento mensal dessa pessoa pelo período de tempo que for resolvido. Você também pode oferecer uma opção de compra e defini-la no contrato. Dessa forma, você define um período de tempo definido para a nova pessoa assumir o negócio. As empresas que lidam com equipamentos grandes geralmente fazem leasing para terceiros que desejam administrar seus próprios negócios. Um arrendamento não é um empréstimo. Um empréstimo que alguém contrai e paga o preço total ao proprietário de uma empresa ainda é uma venda definitiva.
Dono de loja de alimentos naturais
Alguns proprietários de empresas decidem vender seus negócios ao longo do tempo. Por exemplo, o proprietário de uma loja de alimentos naturais pode ter que se mudar para outro estado e precisar que alguém administre o negócio. Eles podem optar por fazer um acordo de pagamento mensal até que o negócio seja pago integralmente. Este tipo de transferência de negócios é muito flexível e funciona bem para ambas as partes. A pessoa que não consegue ser financiada agora tem um negócio. O indivíduo que teve que deixar a cidade ainda está recebendo um fluxo de caixa do negócio.
Qualquer que seja a opção que você decidir, certifique-se de ter um advogado para examinar o seu contrato - e não se esqueça, aprender pelo menos o idioma jurídico é uma boa ideia para você em qualquer caso. Aulas on-line de direito empresarial podem definitivamente ajudá-lo com isso.