Ao entrar em um Acordo de Parceria, as partes concordam em reunir capital, ativos, habilidades e competências para formar um negócio operacional. Um Acordo de Parceria assinado é recomendado para proteger o plano de negócios original, ativos e parceiros da parceria. As parcerias podem ser arranjos jurídicos complexos; para garantir que você está totalmente ciente de todos os benefícios e riscos, é uma boa ideia fazer algumas aulas de direito empresarial. Felizmente, agora você pode fazer essas aulas online e de acordo com sua programação.
Uma nova parceria precisa de uma reunião de todas as partes. Esta reunião é para discutir o Acordo de Parceria, garantindo que todas as partes estejam de acordo e estejam preparadas para assinar um Acordo de Parceria por escrito que vincula todos os parceiros às decisões finais das partes. Os participantes devem discutir o seguinte:
Nomenclatura da empresa.
Vigência do acordo de parceria: As datas de início e término devem ser acordadas.
Capital ou o investimento inicial. As partes decidem ter uma conta de capital separada e percentuais proporcionais por sócio.
Lucros e perdas. A conta de receitas suporta os lucros e perdas da parceria. Por escrito, documente qual parceiro arca com a porcentagem da receita e das perdas.
Salários ou sorteios. Em uma parceria, a receita é recebida por meio de um sorteio contra a receita da parceria. O Acordo de Parceria estabelece valores específicos ou percentuais que podem ser sacados.
Interesse. Normalmente, não há cobrança de juros na conta de capital.
Funções, requisitos ou restrições de gestão. Esta seção do Acordo de Parceria define quais são as responsabilidades de cada parceiro. As inclusões podem ser: tempo dedicado ao negócio e quem pode incorrer em dívidas de parceria.
Signatário do banco. Quem tem autoridade para conduzir negócios com o banco e quem tem permissão para escrever e assinar cheques?
Livros de parceria. Os livros devem ser mantidos na sede indicada e todos os parceiros devem ter acesso total. Você precisará decidir como os livros serão mantidos; em particular, você deve determinar seu calendário fiscal com datas de início e término. Um horário específico precisa ser escolhido para auditorias regulares dos livros de parceria.
Rescisão voluntária. Ocasionalmente, um ou mais parceiros podem querer encerrar a participação no Contrato. Defina as regras de rescisão. Todos os sócios devem concordar em liquidar passivos, dividir as Contas de Renda proporcionalmente ao contrato firmado e dispersar a Conta de Capital em caso de dissolução total do Contrato de Parceria.
Morte. No caso de morte de um parceiro, as decisões sobre o direito de compra pelo (s) parceiro (s) sobrevivente (s) ou a liquidação devem ser descritas aqui. Se a compra for feita, como a porcentagem do parceiro falecido é calculada e dispersa está incluída aqui.
Arbitragem. Esta seção indica como a resolução será feita. É melhor definir qual tribunal jurisdicional decidirá. Se faltar alguma coisa aqui, caberá à Associação Europeia de Arbitragem.
Execução. Após a celebração do Termo de Parceria, ele deve ser assinado por todas as partes, de preferência com firma reconhecida em cartório, e uma cópia entregue a cada uma das partes.
Aulas de direito empresarial online
Escrever um Acordo de Parceria protege a Parceria e seus ativos, dando a cada parceiro um papel definitivo a seguir. O contrato firmado é juridicamente vinculativo e deve ser revisado por um advogado qualificado. Também não custa nada assistir a algumas aulas de administração de empresas ou direito comercial on-line, para que você tenha certeza de que entende pessoalmente o acordo que está celebrando.