Entre os profissionais, qualquer acordo de algum significado geralmente se transforma em um contrato, às vezes legal. Nele, o trabalho ou conceito detalhado é expresso em uma linguagem compreendida por ambas as partes. Ele contém o tempo alocado e o nível de qualidade no qual se espera que o projeto resulte, e que concessões de tempo e dinheiro ele pode permitir. Inclui também outros dados relevantes que podem ser considerados na atividade ou projeto.
Há algumas pessoas, por algum motivo, que parecem temer fazer um contrato de acordo. Eles acham que colocar as coisas na forma impressa pode criar algum estresse por parte de uma ou ambas as partes e, portanto, pode levar a mal-entendidos. Antigamente, o grau de confiança envolvendo transações comerciais dependia apenas de acordos verbais, sem o benefício de qualquer contrato impresso. Mas, com o passar dos anos, esse tipo de transação foi falho e abandonado, e os contratos tornaram-se o modo.
Dados de contato completos
Para começar, é aconselhável deixar claro o título ou título de um contrato de freelancer. Pode-se usar as palavras "Condições de serviço". Você preparará estes termos de contrato impressos para seu cliente, acompanhados de uma carta de apresentação. No entanto, os dois documentos podem ser arquivados separadamente, portanto, também é melhor incluir as informações de contato completas logo após o título. Certifique-se de que é um acordo entre sua empresa e seu cliente e, claro, informando seu nome e o da outra parte.
Em seguida, explique em sequência lógica o que você fará em etapas cronológicas claras. Deixe bem claro exatamente o que você executará com valor de investimento. Certifique-se de anotar os cronogramas em semanas, meses ou horas e quando espera concluir o projeto. Para acalmar quaisquer medos que possam surgir, indique quais alternativas você pode ter caso não cumpra a data de conclusão.
Precaução extra
Um bom conselho para o sábio é tomar precauções extras sempre que você discutir sobre dinheiro. As questões financeiras nunca deixam de se tornar um assunto pegajoso. Deve ser lembrado que uma ou outra parte não conseguirá cumprir uma data especificada - seja de conclusão ou de pagamento. É importante declarar o que acontecerá caso as taxas atrasem e talvez uma vantagem seja incluir um desconto caso o pagamento seja feito mais cedo. Os redatores autônomos devem firmar um contrato de modo que os redatores tenham permissão para apresentar o produto do cliente como uma amostra. Conseqüentemente, os designers de sites devem mencionar suas responsabilidades no processo de atualização dos sites que criaram.
Talvez seja aconselhável fornecer uma cláusula relativa à rescisão do contrato. É bom fazer esta disposição para que qualquer das partes possa estar ciente de que pode rescindir o contrato sob certas condições. O cliente é responsável pelo pagamento da obra já realizada quando chegar o momento da rescisão. Os contratos de freelance, afinal, estão entre os mais conhecidos tipos de arranjos relativos a projetos e ainda alcançam o necessário arranjo profissional em uma sociedade de livre iniciativa e, portanto, estabelecem o profissionalismo no processo.