A gestão de uma empresa de catering de sucesso depende de servir comida excelente, proporcionando um serviço excelente e preços corretos. O preço de seus empregos de catering envolverá a contabilização de todos os seus custos de catering e a cotação de um preço que seja competitivo e lhe dará uma boa margem de lucro.
Esta é uma maneira de definir o preço de um serviço de bufê.
Certifique-se de que você já calculou seus custos gerais mensais. Custos gerais mensais ou despesas operacionais são adicionados ao custo de alimentação por evento. Os custos indiretos podem incluir qualquer um dos seguintes:
Custo do equipamento - aluguel e depreciação de equipamentos como mesas, cadeiras, talheres, copos, pratos de todos os tipos, incluindo travessas, equipamentos para cozinhar e assar e qualquer outro equipamento que você possui e que é usado para o seu negócio
Transporte - inclui gás, taxas de pedágio, aluguel de veículo (se não for proprietário)
Serviços públicos - água, gás, eletricidade e outros
Seguro
Propaganda
Custos mensais
Assim que tiver os seus custos mensais, divida-os pelo número de eventos de catering que realiza normalmente por mês, em média. O valor que você pensa é o que você deve adicionar ao custo de cada evento para cobrir suas despesas mensais. Ajustes nesse valor podem ser feitos com base no tamanho do evento, que geralmente não é a norma.
Informações incluindo
Descubra tudo o que puder sobre o evento. Fale com o cliente e obtenha o máximo de informações incluindo quantos são esperados, onde será realizado o evento, quais alimentos e bebidas são necessários. Pergunte se há configurações e solicitações adicionais que o cliente possa ter.
Liste todas as despesas relacionadas ao evento específico para o qual você está servindo. As despesas para um trabalho de catering podem incluir:
Custos de alimentação
Bens descartáveis
Salários da equipe, incluindo uma cobrança pelo seu próprio tempo
Taxa de aluguel do local
Aluguel de outros equipamentos que você não possui (fonte de chocolate, carrinho de sorvete, mesas extras, etc)
Aluguel de equipamento que você possui que não faz parte de seus custos gerais mensais
Custo de outros extras que seu cliente possa solicitar (arranjos de flores extras, balões, saquinhos para crianças, contratação de palhaços e muito mais)
Adicione a proporção de suas despesas mensais ao custo total específico para o evento de catering. Agora você terá o custo total do evento.
Calcule o preço total do evento adicionando o custo total a uma quantia razoável de lucro. Esse preço total é o que você apresentará como sua cotação ao seu cliente em potencial.
Existem outras maneiras de definir o preço de um evento de catering. Você pode criar pacotes com preços por pessoa ou por menu. Calculando o custo por pessoa, você deve ter um número mínimo específico de pessoas que deseja atender. Conforme o número de pessoas aumenta, seus custos tendem a ficar mais baratos, então você pode oferecer um preço mais baixo. Por exemplo, para um mínimo de 50 pessoas, cobre o preço normal. Dê um desconto se o número de pessoas for superior a 50, mas for inferior a 100. Cobrar ainda menos por pessoa para eventos com mais de 100 pessoas e assim por diante. Crie sua própria escala móvel com base em seu custo e lucro.
Quanto mais tempo você permanecer no negócio, melhor será o preço de seus empregos de catering. Você pode facilmente fazer ajustes para itens ou configurações não incluídos no pacote original. Para jogar pelo seguro, tente descobrir quanto seus concorrentes estão cobrando para que você possa chegar a uma cotação competitiva.