Coordenar ou organizar um serviço de banquete requer experiência, know-how e energia física. Você precisa tomar nota de todos os componentes necessários. Você tem que ser meticuloso, pois perder um item em particular certamente afetará todo o seu plano. Isso pode desencadear um efeito dominó, e tudo o que você imaginou ser perfeito pode rapidamente se tornar caótico e terrível. Portanto, se você é pressionado a cuidar de um planejamento impecável, desde a seleção exemplar do cardápio até a disposição impecável do atendimento front-of-house, aqui estão algumas dicas práticas a serem abordadas:
Mesa de banquete
Estude seu plano de menu. Comece listando todos os pratos que deseja ter em sua mesa de banquete. Você pode até desenhar duas listas. Alguém poderia enumerar as especialidades que você poderia cozinhar sozinho. A outra, as seleções que o fornecedor pode fornecer a você. Se você optar por criar duas listagens, não se esqueça de consolidá-las. Suas listagens iniciais simplesmente permitiriam que você pensasse em todas as inclusões possíveis.
Depois que sua listagem for consolidada, analise mais as opções. Como você quer que eles sejam organizados na mesa do banquete? Como pretende apresentar pratos quentes e frios? Você precisa de configurações especiais? Você tem que fornecer utensílios e equipamentos extras? Se organizar as escolhas se tornar tedioso, chegar a um "conceito" é uma boa medida a ser considerada. Você quer servir cozinha indiana? É um motivo asiático viável? Que tal algumas especialidades mediterrâneas? Uma vez que seu "conceito" seja determinado, concentre-se nos itens específicos a serem reunidos. Dois ou três pratos quentes seriam o ideal. Em seguida, combine-os com cinco acompanhamentos ou opções de saladas, além de duas opções de sobremesa. Pense em como seus convidados fariam fila ao compartilhar seus pratos. Encontre maneiras de evitar a superlotação de sua mesa. Você também não deve sobrecarregar seus queridos convidados com muitas opções.
Organize sua equipe. Um serviço de banquete obviamente não é um trabalho de um homem só. Você precisa ser ajudado pelas pessoas certas. Você pode reunir alguns de seus familiares, amigos, colegas de trabalho ou vizinhos confiáveis e dedicados. Descubra quem entre eles está familiarizado com o manuseio de serviços de alimentação. Se alguns deles já sabem o que fazer, concentre-se em dar instruções aos que estão começando. Mesmo que a tarefa atribuída seja tão simples como fazer café para cerca de vinte convidados, você deve reservar um tempo para contar o que espera realizar. Você não quer ter problemas de última hora só porque presumiu que tudo foi entendido. No final das contas, se confiar nos seus entes queridos é um pesadelo logístico, você sempre pode contratar profissionais. A maioria dos fornecedores de bufê de boa reputação poderia facilmente montar uma equipe de bufê para você. Basta ser específico com as tarefas de que você precisa cuidar.
Tenha os equipamentos certos. Embora a desenvoltura possa resolver muitas coisas para você, não há substituto em usar os equipamentos adequados. Por exemplo, você precisa comprar ou alugar panelas de tamanho industrial se planeja cozinhar para cerca de cem convidados. Você também precisa fornecer os talheres e utensílios de serviço adequados se desejar uma configuração formal.
Lembre-se de que, apesar de toda a preparação, você ainda deve esperar o inesperado. Se isso acontecer, mantenha a calma. A situação definitivamente o tornaria mais criativo. Tudo deve estar bem.