No mundo dos negócios, consumidores e clientes sempre desejarão comprar o produto ou serviço que mais se beneficie (por exemplo, qualidade, recursos etc.) e que tenha o menor custo. Assim, você pode dizer que o preço é um fator muito importante na perspectiva do consumidor. É também um fator muito significativo do ponto de vista da operação comercial em si. Se você conseguir alcançar o preço mínimo de um produto equivalente no mercado e, ao mesmo tempo, minimizar o custo de produção desse produto, você obterá economia de custos. Essa economia pode servir a muitos propósitos úteis para sua empresa. Por exemplo, você pode baixar ainda mais o preço do seu próprio produto (e no processo repassar a economia para seus próprios clientes), adquirir melhores matérias-primas, aumentar os salários de seu pessoal, oferecer retornos maiores para seus investidores, pagar suas dívidas muito mais rápido e assim por diante.
No mundo dos negócios, reduzir custos sem comprometer a qualidade do produto ou serviço é sempre uma tarefa que vale a pena. Se quiser fazer isso, você precisará calcular o custo indireto por unidade, entre outras coisas. Este artigo descreve como você pode calcular o custo indireto por unidade.
Identifique suas despesas gerais ou custos indiretos. Refere-se a todas as despesas necessárias para a produção de um produto ou serviço. Geralmente, essas despesas envolvem custos de materiais, mão de obra e semelhantes. Também envolvem despesas integrantes da produção ou entrega de um serviço; por exemplo: serviços públicos, contas de telefone, impostos, aluguel, contabilidade, juros, depreciação e taxas legais. O custo indireto geralmente é visto como qualquer custo fixo; isto é, custo que não muda quando a produção muda.
Calcule o salário médio por hora. A força de trabalho da sua empresa pode ser classificada em dois grandes tipos de mão de obra: direta ou indireta. Ambos são importantes para o sucesso da sua empresa. Empregados de mão de obra direta são aqueles que estão em contato com o produto ou atuam diretamente na produção ou entrega de produtos ou serviços. Os empregados de mão de obra indireta são os empregados de apoio, pois não têm contato direto com a produção em si, mas são fundamentais para garantir que a produção ocorra sem problemas. Exemplos de empregados de mão de obra indireta são aqueles que desempenham funções corporativas ou funções contábeis.
Descubra quantos dias úteis existem em um determinado ano civil. Isso significa que você subtrai o número de dias não úteis (incluindo feriados) de 365 (ou seja, o número total de dias em um ano). Multiplique o total de dias de trabalho pelo número de horas que seus funcionários trabalham por dia. Geralmente é 8. O resultado é o total de horas de trabalho naquele ano específico.
Calcule o custo total da mão-de-obra naquele ano multiplicando as horas totais de mão-de-obra e o salário médio por hora. O resultado é o custo indireto de mão de obra.
Determine o número médio de unidades que você vendeu por mês. Multiplique esse número por 12 para obter o número médio total de unidades vendidas anualmente.
Adicione as despesas gerais e o custo geral para mão de obra; este é o seu custo indireto total. E, por fim, divida a soma pelo número médio de unidades vendidas anualmente. O resultado é o custo indireto por unidade.
Tome decisões de negócios sábias
Os cálculos envolvem apenas operações matemáticas básicas, mas o resultado dos cálculos pode realmente ajudá-lo a tomar decisões de negócios sábias.