Fazer uma vitrine online não precisa ser uma tarefa árdua. Freqüentemente, os mesmos problemas na construção de uma loja online têm equivalentes em suas contrapartes físicas de tijolo e argamassa. Uma questão específica é se você deve cuidar da vitrine por conta própria ou contratar outra pessoa para cuidar do trabalho pesado.
Escolhendo a tecnologia de vitrine: pré-fabricada ou sua própria?
Depois de escolher um nome de domínio adequado, escolher a tecnologia apropriada para construir e hospedar sua vitrine online é vital para o seu sucesso. Existem muitas soluções por aí, mas todas elas geralmente se enquadram em uma de duas categorias - a saber, vitrines que são hospedadas e mantidas por você ou aquelas que são mantidas e hospedadas por outra pessoa.
Exemplos de lojas online hospedadas por terceiros seriam o Yahoo Shopping e o eBay. Como proprietário de uma loja, você não tem controle sobre os servidores da Web, software e outras partes envolvidas na criação e operação da loja. Todo esse encanamento é fornecido para você. Você simplesmente preenche os detalhes do seu negócio, produtos, preços e outros detalhes e todo o trabalho técnico é feito para você. Isso funciona muito bem para iniciantes e para aqueles com pequenas quantidades de estoque.
Taxas mensais mais altas
Toda essa facilidade de uso tem um preço, no entanto. As vitrines online hospedadas por terceiros são geralmente mais caras do que se você administrasse tudo sozinho, com taxas mensais mais altas e, como no eBay, comissões pagas por item vendido.
Para os que têm inclinações técnicas, uma solução desenvolvida internamente pode funcionar melhor. Você ganha mais controle de sua vitrine online e não está limitado a recursos e opções fornecidos a você por outra parte. Você pode executar a vitrine em seu próprio servidor da web como quiser. Você evita taxas mensais e paga a mesma quantia quer você venda um item ou cinco mil - não há taxas por item a serem pagas de forma alguma!
Exemplos de vitrines auto-hospedadas incluem osCommerce, Magento, Zen Cart e CubeCart. Cada solução tem seus prós e contras. Sua decisão geralmente depende de sua experiência de vendas online, conhecimento técnico, tamanho da vitrine, facilidade de uso, requisitos de personalização e outros detalhes.
Outra opção é operar várias vitrines. Você pode configurar sua própria loja local em seu servidor da web, apontando seu próprio domínio para ele e, ao mesmo tempo, hospedar lojas em empresas como Yahoo, Amazon e eBay. Milhares de empresas operam dessa forma. Muitos começam no eBay e, depois de desenvolverem uma enorme base de clientes, acabam migrando a maior parte de suas vendas para seu próprio site. Quando se trata de construir sua loja online, você realmente pode ter seu bolo e comê-lo!
Seja qual for a escolha que você fizer, certifique-se de que suas vitrines online possam lidar com uma variedade de estilos de compras. Inclui recursos de pesquisa para compras direcionadas. Essa capacidade ajuda os compradores que já sabem o que estão procurando. Inclui recursos de navegação fácil para os compradores indecisos que preferem fazer compras sem pressa.