Nos negócios, a criação de produtos não pode ser feita de maneira aleatória. Em vez disso, você precisa planejar com antecedência como irá se preparar para o desenvolvimento de novos produtos. Uma das maneiras de fazer isso é por meio de roteiros de produtos, que irão guiá-lo na criação das etapas para garantir um produto eficiente, que terá um bom desempenho no mercado e que será desenvolvido em tempo hábil. Veja como você pode criar o roteiro do produto.
Produtos. Comece determinando o tipo de produto para o qual o roteiro será usado. Geralmente, existem dois tipos de roteiros que você pode usar. O roteiro mais simples é chamado de roteiro de produto externo, que é menos técnico e que pode ser apresentado ao público ou que pode ser mantido em sigilo. Já o roadmap interno é mais detalhado e utilizado principalmente pela empresa para desenvolver o novo produto. Geralmente contém muitas informações técnicas e jargões.
Sistemas. A criação de novos produtos não acontece em uma bolha. Você deve ter uma visão sistêmica do setor e procurar tendências que estão surgindo ou novos eventos que podem levar a mudanças no mercado. Por exemplo, um novo produto pode criar um interesse no mercado que você pode maximizar criando outros produtos que rivalizam com o produto inicial. Você também deve consultar os relatórios de tecnologia relacionados ao seu setor e que podem ser usados para seus produtos.
Requisitos do mercado. Em seguida, certifique-se de obter o documento de requisitos de mercado. No MRD, você obtém as especificações exatas que o cliente deseja ter. Isso o guiará na adaptação do produto para atender às necessidades do cliente. Certifique-se de estar atento a quaisquer necessidades de mercado que estejam presentes no MRD, pois essas necessidades costumam ser o ponto de partida para a criação de novos produtos.
Prazo. A criação de produtos também precisa de um prazo final. O período de tempo deve indicar não apenas quanto tempo deve ser gasto na fase geral de criação do produto, mas também nas subseções individuais e específicas da criação do produto. Por exemplo, o período de tempo deve indicar quanto tempo deve ser dedicado à pesquisa, experimentação, ensaios, etc. Lembre-se, entretanto, de que os prazos mudarão de acordo com variáveis imprevisíveis que podem surgir no decorrer da criação do produto. Isso não significa, entretanto, que você não deve tentar obedecer a uma programação.
Documento. Depois de ter o prazo, MRD, produto e perspectiva de sistemas, você pode reunir tudo isso em um único documento. O documento geralmente é apresentado de forma gráfica para facilitar a compreensão. Complemente os gráficos ou o roteiro com textos complementares para maiores explicações, se necessário.
Aprovação e distribuição. Em seguida, o documento será encaminhado para a empresa executiva da empresa que fará a avaliação do produto. Se houver revisões ou sugestões, edite o roteiro de acordo. Uma vez que o roteiro tenha sido aprovado, ele pode ser distribuído aos vários chefes de departamentos que irão executá-lo.
Você pode usar os vários aplicativos de gerenciamento de produto para ajudar a fazer roteiros de produtos facilmente. Eles podem ser baixados da Internet.