Como fazer contabilidade para uma pequena empresa?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
A contabilidade é parte integrante de qualquer negócio, grande ou pequena escala. A maioria das pessoas tende a se esquivar da idéia de contabilidade, pensando que não será capaz de fazer os números somar ou equilibrar os livros. A simples verdade da questão é que a contabilidade correta pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Muitas vezes, as empresas são mais um jogo de números - a contabilidade ajuda a controlar a pontuação de todos os ângulos.
As demonstrações financeiras são a chave em qualquer negócio. Eles não são usados apenas para fins fiscais, mas também o mantêm informado sobre a saúde financeira de sua pequena empresa. Para manter demonstrações financeiras precisas, muitas pessoas contratam alguém para administrar essas demonstrações financeiras - essas são as pessoas que têm paixão por detalhes, os analistas de números eficazes que podem e farão tudo o que puderem para equilibrar os livros. Embora seja uma opção viável para você e sua pequena empresa, é apenas metade da história. Você precisa ter em mente que terá que entender intimamente suas finanças e seu sistema financeiro - afinal, é problema seu, não é?
Receita versus despesas
Em sua forma mais simples e simples, a contabilidade é meramente uma série de entradas de receitas versus despesas. Para começar, você deve ser capaz de desenvolver um sistema de categorias - você precisará designar certas categorias ou tipos para as despesas e as compras que fará. Basta examinar as contas existentes e atribuir categorias. Será fácil atribuir um número a utilitários como água, incluindo outras despesas, como alimentos. Ao ir ao supermercado, a carne que você compra terá um número diferente dos vegetais, mas ambos se enquadram na categoria geral de alimentos. Os produtos secos que podem ser comprados no supermercado, como copos, pratos e utensílios, podem ser classificados em um número separado para distinguir os produtos secos dos alimentos. Tanto os produtos secos quanto as compras de alimentos, no entanto, ainda se enquadram na categoria Supermercado ou Mercearia.
Depois de configurar o sistema, siga-o. Você precisará ter disciplina para permanecer fiel ao seu sistema de categorias, porque se não o fizer, terá uma pilha de números e dados inúteis.
Em seguida, você terá que passar algum tempo com seu contador na criação e gerenciamento de um cronograma de depreciação. Uma programação de depreciação trabalha com a suposição de que há bens, que você compra, que não valerão o valor do preço original após um determinado período de tempo. Por exemplo: se você comprar uma motosserra que originalmente vale 7.000 dólares, e normalmente durará sete anos, isso significa que a cada ano o valor da motosserra cairá 1.000 dólares. Manter registros como esses certamente ajudará muito quando se trata de tributação, e você terá que justificar todos os itens que pretende declarar como economia fiscal.