A contabilidade é uma daquelas coisas sem as quais nenhuma empresa pode viver. Uma parte essencial de suas operações comerciais, a contabilidade garante que você mantenha o controle de todas as transações financeiras que realiza em relação a seus negócios. Demonstrações financeiras corretas irão percorrer um longo caminho para sua empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto financeiro. Muitas pessoas, especialmente aquelas que não gostam de números, evitariam a perspectiva de manter registros financeiros extensos e detalhados. Toda a contabilidade exige dedicação e disciplina.
Primeiro, você deve aprender a categorizar suas despesas e suas declarações de renda. Mantenha dois arquivos ou livros separados - um para entrada de dinheiro e outro para saída de dinheiro. Você vai agradecer a si mesmo por isso quando chegar a hora do imposto, especialmente porque há ramificações no que diz respeito ao imposto sobre valor agregado. Lembre-se de manter um registro em papel - todos os recibos que você emite e são emitidos, bem como quaisquer outras faturas de venda. No livro-razão de entrada de dinheiro, anote todas as fontes de receita que você tem para o seu negócio. Certifique-se de acompanhar todas as vendas ou fontes de dinheiro - certifique-se de incluir a data, o valor, a fonte da receita e o nome do cliente e, é claro, um número de referência individual que você pode atribuir a essa fonte.
Preste muita atenção
Em seguida, vá para a contabilidade de saída de dinheiro. Da mesma forma que o livro razão de entrada de dinheiro, atribua colunas para a pessoa ou empresa que você pagou, o número da fatura de venda que você recebeu, a data da transação e o valor. Para manter as coisas mais detalhadas, você também pode incluir uma descrição do item ou serviço que comprou e um motivo pelo qual precisava disso para promover seus negócios. Não se esqueça de atribuir um número de referência separado para cada transação de saída também. Outra coisa que você pode querer fazer é categorizar todas as suas despesas de acordo com os tipos gerais - estoques de alimentos, por exemplo, ou material de escritório, salários pagos, etc. Agrupar suas despesas dessa forma também o ajudará durante o período de impostos, por isso, certifique-se de preste muita atenção em como você categoriza suas despesas.
Se sua empresa opera com um fundo de caixa, certifique-se de sempre detalhar os motivos e as transações para as quais seu caixa vai. Pode ser tão simples quanto colocar um pedaço de papel na caixa do dinheiro e revisá-los no final de cada dia ou semana. O fundo de caixa é usado para apoiar seus negócios, então use-o com sabedoria. Manter o controle do que você gasta por meio de caixa pequeno também ajuda a auditar o que exatamente você gasta, e você pode então decidir se vale ou não a pena continuar gastando dinheiro nessas coisas.
No final de cada mês, você desejará totalizar suas receitas, despesas e os totais de seu fundo de caixa. Isso não apenas ajudará você a controlar o fluxo de caixa de sua empresa, mas também a simplificar as coisas ao reconciliar todas as despesas. Dito isso, mantenha um registro do total de entrada e saída de dinheiro no final de cada mês. Dessa forma, você pode acompanhar o andamento do seu negócio e ver facilmente em quais meses o dinheiro cai e sobe, e as razões por que isso acontece.