O inseto do empreendedorismo mordeu você? Você pode comprar um negócio ou abrir um. Vejamos a primeira opção - comprar um negócio.
Parece muito fácil, como comprar um produto da prateleira. 'Oh, esse negócio está dentro do meu orçamento? Parece bom, parece bom. Vamos em frente com a compra. '
Bem, não é tão simples. Não pode ser, com o investimento e o compromisso de longo prazo que você tem que fazer.
É assim que se compra um negócio.
Descreva em preto e branco suas razões para entrar no negócio - o que você deseja experimentar e qual é o seu objetivo? Você espera que isso lhe dê mais liberdade ou melhores benefícios pecuniários? A empresa que você deseja comprar lhe dará essa experiência e o ajudará a atingir esse objetivo?
Escreva as responsabilidades envolvidas na gestão do negócio. Comece com o que acontece quando você assume, os reparos únicos, a consolidação e o treinamento; as atividades rotineiras regulares para manter o negócio em andamento, como a papelada administrativa, a interação com os fornecedores / parceiros de negócios / clientes, etc., formar uma boa equipe, gerenciar essa equipe com base no pagamento, supervisão, moral e motivação e muito mais. Esta é a sua xícara de chá?
Devida diligência completa
Por que o negócio está à venda? O fator é independente do negócio ou relacionado ao negócio? Isso pode afetá-lo também de maneira negativa? Existem responsabilidades ocultas?
Peça a um contador para examinar os livros e verificar a saúde financeira, a base de clientes, o giro do estoque, as contas a receber e seu comportamento, etc.
Obtenha um profissional da indústria (relevante para o negócio) e faça com que essa pessoa faça uma avaliação detalhada do negócio, a forma como está sendo administrado, quaisquer problemas que eles veem ou esperam ver, qualquer esforço extra que eles considerem necessário em um área e assim por diante.
Deixe que os especialistas também verifiquem e confirmem se todos os requisitos regulamentares foram atendidos e se há licenças e certificados exigidos pelo governo local.
Deixe os especialistas analisarem o mercado atual mantido, os índices financeiros e o potencial de crescimento com os investimentos necessários, se houver.
Reúna os especialistas em uma discussão e reúnam-se para definir um valor para o negócio.
Entenda o negócio estando presente todos os dias por um período para que você entenda e experimente em primeira mão o que é necessário para administrar o negócio - o sangue, o suor e as lágrimas, e não apenas os sorrisos.
Obtenha referências e opiniões.
Fale com os clientes atuais, clientes, vendedores, fornecedores e parceiros de negócios. Ouça o lado deles da história.
Fale com as associações empresariais locais ou com a câmara de comércio. Eles terão informações valiosas para fornecer sobre o negócio.
Uma vez comprado, qual será o envolvimento ou obrigações do atual proprietário? Verifique se você precisa e eles fornecerão apoio e treinamento para você e qualquer equipe que você adquirir até um determinado período.
Disponibilidade do atual proprietário para qualquer problema particular e especial que possa surgir.
Se quaisquer responsabilidades legais do passado ou do período em que você não estava administrando ou não era proprietário da empresa, recairão sobre você.
Due diligence
Não discuta os termos com o vendedor ou o corretor até que seus especialistas tenham avaliado o negócio e seus livros e fixado um valor. O princípio básico é que nenhum detalhe está além de sua avaliação e notificação, portanto, faça a devida diligência e não se preocupe em sujar as mãos. Dessa forma, o negócio que você acaba comprando será uma aposta mais segura.