Como escolher e comprar acessórios, ferramentas e churrasqueiras para churrasco
Sr. Manuel Leon Neto
• 6 min de leitura
Amo grelhar e fazer churrasco. Nada supera o sabor fumado da carne ou dos vegetais quentes da grelha. Necessita de algumas ferramentas e acessórios para tornar a sua experiência de churrasco numa boa.
Não vou entrar em todas as massagens, marinadas e molhos que acompanham muitas receitas de churrasco. Este artigo irá ficar com os acessórios e utensílios de que você precisa, bem como alguns que você deve evitar.
Você precisa de uma fonte de calor. A fonte mais comum em uso para churrasco doméstico é o carvão. Você precisa de uma marca que mantenha uma boa temperatura para grelhar por um bom tempo, pelo menos o tempo suficiente para cozinhar seus alimentos. Você pode gastar um pouco ou muito. Minha experiência é que os carvões de marca começam melhor e duram mais, mas não são muito melhores do que as marcas mais baratas a ponto de valer o custo extra. Alternativamente, você pode usar madeira e queimá-la até virar carvão para cozinhar. Eu prefiro esse método, mas você precisa de uma fonte de madeira e uma grelha que possa acomodar madeira em vez de carvão.
Madeira. Você ainda vai querer madeira na maioria das vezes, na forma de lascas ou pedaços, para fornecer a fumaça que dará sabor ao seu churrasco. Você quer fumaça, não fogo. Se você estiver tendo problemas com sua lenha pegando fogo, embrulhe-a em papel alumínio e faça alguns furos nela. Eu não uso grelhadores a gás, mas embrulhar lenha em papel alumínio e fazer alguns furos pode fazer com que uma churrasqueira a gás produza alimentos mais saborosos.
Acionador de partida da chaminé. Eu me apaixonei por esta engenhoca. Eu considero indispensável. Eu muito, muito raramente uso fluido de partida. Amasse duas ou três folhas de jornal para fazer a base, encha a chaminé com carvão e acenda. Você não tem resíduos, sem gosto de petróleo ou aromatizantes. É muito, muito melhor do que qualquer isqueiro líquido e é muito mais econômico ao longo do tempo. Eu uso o isqueiro líquido apenas quando preciso de uma chama para queimar algo intencionalmente, como as cascas das pimentas. Se você deve usar iniciador líquido, monte carvão em uma pirâmide básica. Aplique fluido de isqueiro generosamente e deixe descansar por cinco minutos. Então acenda. Quando toda a chama acabar, espalhe o carvão uniformemente. Está pronto quando os briquetes estiverem 75% brancos.
Garrafa de spray. Sua fonte de calor pode ficar fora de controle. Você quer calor e fumaça, mas não fogo. Um borrifador é indispensável.
Grill wok. Este não é um acessório que pode estar no topo da lista de algumas pessoas, mas não posso ficar sem o meu. Eu dei todos os meus espetos. Eu uso apenas a wok para grelhar. Ele grades pequenas porções de carne e legumes que tradicionalmente ser enfiada no espeto, mas elimina a confusão e aborrecimento de espetos. Com uma wok grelhada, você pode dar a cada ingrediente o tempo adequado na brasa, para que as coisas não fiquem cozidas demais ou mal cozidas.
Pinças. Gosto das tenazes resistentes destinadas ao trabalho geral da cozinha. A maioria das pinças baratas destinadas ao uso em churrasqueiras estão mal alinhadas e não pegam muito de nada com eficiência. Eu os uso apenas para posicionar carvões. Pinças leves não valem nada. Eles se dobram facilmente e o deixarão cair. As pinças movem os alimentos sem perfurar a superfície, essenciais para evitar que as carnes sequem.
Espátula. Para hambúrgueres e hambúrgueres ou itens planos como peixes, uma espátula funciona melhor.
Pincel de alinhavo. Eu uso apenas escovas de silicone agora. Eles funcionam muito bem e limpam bem. Os pincéis tradicionais deixam cerdas nos alimentos e são muito difíceis de limpar.
Termômetro de carne. A menos que você tenha calibrado os globos oculares, não pode ter certeza de que a carne está realmente pronta. Um termômetro é essencial para a segurança alimentar.
Mitt. Algumas coisas são muito quentes para lidar. Eu uso uma luva para manusear frigideiras quentes e utensílios que, sem querer, deixei que esquentassem demais.
Escova para grelhar. Você tem que limpar. O churrasco é uma bagunça. Você quer um lugar limpo na grelha, onde vai cozinhar sua comida. A gordura, os molhos carbonizados e as partículas de alimentos sobras da última sessão de grelhados. Você realmente não vai querer carregar partículas de alimentos e coisas do gênero de uma sessão para a outra. Pegue uma boa escova com um raspador.
Raspador. Você precisará limpar não apenas as grelhas da churrasqueira, mas também outras partes. Você precisará raspar o excesso de graxa e sujeira da grelha de vez em quando. Uma espátula barata ou espátula funcionam bem para esse propósito.
Escova e pá de lixo. Quando tudo estiver dito e feito, e sua churrasqueira estiver fria, você precisa limpar as cinzas e tal. Cinzas mais umidade equivalem a soda cáustica. Deixar de limpar sua churrasqueira reduzirá sua vida útil.
Bom ter:
Injetor. Marinar a carne permite que os sabores da marinada penetrem na carne, mas se você estiver pressionado pelo tempo, um injetor pode fazer o mesmo. Um injetor é como uma grande agulha hipodérmica que penetra na carne e introduz a marinada profundamente.
Avental. Vamos encarar. Grelhar e fazer churrasco é uma bagunça. Deixe seu avental refletir sua personalidade. Obtenha um que seja divertido.
O que você não precisa:
Garfos e ganchos giratórios. Piercing a carne faz com que perca sucos e seque. Nunca use um garfo ou gancho giratório.
Espetos. Veja acima. Em vez disso, use uma wok grelhada.
Isqueiro a carvão. Veja acima. O fluido de isqueiro raramente é necessário, a menos que você esteja com muita pressa.
Grelhar é divertido, e as refeições que você prepara receberão ótimas críticas. Torne a sua vida e grelhados mais simples seguindo as dicas acima.
Cuidado:
Pegue um termômetro de carne. Nunca deixe carnes mal cozidas.
Dicas rápidas:
Não use espetos. Em vez disso, use uma wok grelhada.
Esqueça o starter de carvão líquido à base de petróleo. Compre um acionador de partida de chaminé em vez disso.