Grand Marnier é um licor francês que Alexandre Marnier Lapostolle inventou em 1880. É uma mistura de conhaque verdadeiro, xarope de açúcar, especiarias e cascas de laranja amarga secas da espécie "Citrus Bigaradia. A mistura é envelhecida lentamente em tonéis de carvalho de seis a oito meses.
Este licor multi-premiado ainda é produzido pela mesma família francesa e detém a distinção de ser o primeiro licor exportado da França e é considerado o produto mais exportado, vendido em mais de 150 países em todo o mundo.
O Grand Marnier vem em várias variedades:
Cordon Jaune ou Yellow Ribbon / Label é considerado o grau mais baixo de Grand Marnier, mas ainda é muito raro no norte da Europa. É vendido principalmente em alguns aeroportos internacionais e na Europa e usado principalmente para coquetéis e culinária, como o Yule Log francês (Bûche Nöel), Crêpes Suzette, molho de cranberry e Créme Brûlée.
Cordon Rouge ou Red Label / Ribbon é o mais comum e seu preparo é igual ao original. Este é tomado como uma bebida de jantar, usado na culinária e em várias bebidas mistas.
Cuvée Speciale Cent Cinquantenaire ou Grand Marnier 150 Special Edition é o mais raro e mais caro. Ele usa conhaque com meio século de idade e lacrado em garrafas de vidro fosco pintadas à mão e pintadas à mão.
Cuvée du Centenaire ou Centennial Edition foi lançado inicialmente em 1927. Ele foi feito para ser bebido puro. A técnica de produção é a mesma do Cordon Rouge com a substituição de Cognac com um quarto de século de idade. É uma das variedades mais caras.
Por mais raros e caros que sejam, você ainda pode fazer sua própria versão caseira deste conceituado licor com alguns ingredientes e algum tempo. Aqui estão algumas receitas:
Receita 1
Ingredientes:
0,33 xícara de raspas de laranja (laranjas Seville são o melhor para isso, mas qualquer tipo de laranja também pode ser usado)
0,5 xícara de açúcar granulado
2 xícaras de conhaque (conhaque francês também serve)
Procedimento:
Em uma tigela pequena, misture o açúcar e as raspas de laranja até que todo o açúcar seja absorvido pelas raspas. Use as costas de uma colher de pau para amassá-los. Um almofariz e um pilão muito limpos funcionam bem.
Coloque os ingredientes amassados em uma jarra esterilizada e adicione o conhaque.
Mexa a mistura e tampe bem o frasco. Envelheça a mistura de 2 a 3 meses em local fresco e escuro e agite uma vez por mês.
Coe e filtre a mistura após o envelhecimento inicial. Continue filtrando até que todas as partículas sólidas sejam filtradas.
Mexa com uma colher de pau e despeje a mistura em outro frasco esterilizado. Tampe bem e continue envelhecendo por mais três meses.
Descasque as laranjas e certifique-se de que nenhuma casca branca permaneceu. Corte as laranjas em tiras.
Despeje o conhaque e a vodka no frasco esterilizado. Adicione a fava de baunilha e as tiras de laranja.
Coloque em um local fresco e escuro da cozinha ou despensa e deixe por três semanas.
Após três semanas, coe e filtre a mistura até que não haja mais partículas sólidas.
Faça xarope de açúcar fervendo a água e o açúcar granulado em fogo baixo até que todo o açúcar se dissolva. Deixe a calda esfriar antes de adicioná-la à mistura de álcool e laranja.
Faça um segundo envelhecimento por mais quatro semanas antes de servir.
Coar a mistura para remover todos os pedaços e pedaços de ingredientes sólidos leva tempo. Como você sabe, o álcool evapora, então você tem que ser paciente e cuidadoso. Use filtros de café para coar e tampe os frascos enquanto estiver fazendo isso para evitar a evaporação do álcool.