O primeiro passo para fazer vinho com uvas (ou outra fruta de sua escolha) é reunir seus suprimentos.
Obtenha dicas sobre o processo de vinificação
Existem várias etapas envolvidas na produção de um bom vinho. As etapas a seguir são listadas com uvas, mas lembre-se de que você também pode usar mirtilos, framboesas ou outras frutas de sua escolha ao fazer vinho em casa. Basta substituir as uvas pelas bagas que escolheu e seguir as mesmas orientações, ajustando o açúcar a gosto. Use essas dicas para criar sua própria receita. Veja como.
O primeiro passo para fazer vinho com uvas (ou outra fruta de sua escolha) é reunir seus suprimentos. Ou seja, as uvas. Colha-os no pico do sabor. Algumas das melhores uvas para vinificação incluem Merlot, Concord, Niagara e Catawba. Estas são apenas algumas das muitas variedades disponíveis.
Deixe de molho e ferva as uvas, em fogo médio, até que amoleçam e o suco comece a se separar da polpa. Você precisará esmagar e prensar as uvas para separar a polpa e o suco das cascas. Uma boa maneira de fazer isso é colocar a fruta em uma malha ou saco de náilon e prensar o suco para fora.
Para um vinho mais doce, você também pode adicionar suco comprado comercialmente ou concentrados de suco à sua mistura.
Adicione açúcar, nutrientes ácidos e fermento para atingir a proporção desejada. Aqui está uma receita básica para fazer vinho caseiro:
1 galão da fruta de sua escolha (triturada e fervida)
2 kg de açucar
1 galão de água
0,13 colher de chá de fermento de vinho (pode ser comprado em uma loja de suprimentos para vinificação)
Deixe o fermento dissolver em água morna. Em um recipiente de 2 litros ou maior, combine o restante dos ingredientes. Mexa até que o açúcar se dissolva completamente. Adicione o fermento e mexa até misturar. Ajuste esta receita a seu gosto.
Existem também ingredientes opcionais que você pode adicionar para ajudar a controlar o processo e melhorar o sabor. Muitas pessoas adicionam um tablet Campden; este é um comprimido de enxofre que ajuda a controlar o crescimento do fermento, desacelerando-o (use com moderação quando estiver pronto para desacelerar ou interromper a fermentação). Outro ingrediente opcional é a enzima pectina. Esta enzima ajuda a controlar a extração ácida, o sabor e o aroma do vinho.
Existem alguns equipamentos de vinificação que você pode querer verificar. Você pode comprar um kit especial de teste de acidez para testar a acidez, se desejar. Você também pode comprar um hidrômetro para verificar os níveis de açúcar. Verifique o nível de gravidade específica no hidrômetro - o nível de açúcar afeta esta leitura. O vinho de mesa tem uma leitura de gravidade específica de 1.090. Os vinhos do deserto têm uma leitura mais alta e os secos, mais baixos. Este medidor também pode medir os níveis de álcool. Consulte as instruções ao comprar o medidor para obter informações mais detalhadas sobre como ler e usar um hidrômetro. Tanto o kit de teste de acidez e o hidrômetro podem ser adquiridos em uma loja de suprimentos para vinificação. Como alternativa, você também pode usar pequenos testes de sabor ao longo do processo para determinar se o seu vinho está no caminho certo.
0,13 colher de chá de fermento de vinho (pode ser adquirido em uma loja de suprimentos para vinificação).
Certifique-se de que todos os recipientes e utensílios foram cuidadosamente limpos e esterilizados. Você não quer fermentar nenhuma bactéria ruim.
Cubra levemente e deixe fermentar por 3 a 10 dias em temperatura ambiente (cerca de 70 graus Fahrenheit ou um pouco acima) em uma panela ou balde. O recipiente deve ser de vidro, cerâmica ou plástico. Recipientes de metal podem causar uma reação química negativa.
Coe o líquido e coloque em uma jarra para fermentar com uma câmara de descompressão na boca da jarra que permite que os gases causados pelo processo de fermentação escapem. Deixe o líquido fermentar por várias semanas até que pare de borbulhar. (Uma eclusa de ar é um dispositivo feito especialmente para a produção de vinho e pode ser adquirido em qualquer empresa fornecedora de vinho.)
Você pode provar o seu vinho enquanto ele está em processo se tiver curiosidade sobre o gosto, mas não se delicie com um copo cheio. Ainda está fermentando e provavelmente vai causar dor de estômago! Não beba até que todo o processo esteja concluído e tenha tido a chance de envelhecer.
Coe o líquido novamente com malha fina ou gaze. Coloque em uma jarra e repita a etapa anterior, deixando o líquido fermentar por mais algumas semanas.
Quando o líquido estiver límpido e a fermentação terminar (o líquido já não borbulha), garrafa e rolha.
Você pode criar seus próprios rótulos e identificar seu vinho com o ano e o nome de sua família ou pode atribuir a ele um nome de marca especial. Você pode escrever as etiquetas à mão ou criá-las em um programa do Word e imprimi-las.
Guarde-o de lado nas primeiras semanas.
Para obter o melhor sabor, guarde de 6 meses a um ano antes de beber. Alguns vinhos melhoram de sabor se envelhecidos por mais tempo. Este não é um hobby para pessoas impacientes. O vinho pode levar de vários meses a vários anos para atingir seu potencial máximo.
Agora você pode fazer vinho em casa! Isso é um ótimo presente caseiro para amigos e familiares. Se você leva a sério a produção de vinho, existem livros inteiros dedicados ao assunto. Você pode encontrar ótimas receitas e equipamentos caseiros em várias fontes online.
Ferramentas necessárias:
Grande jarro ou jarro
Bloqueio de ar
Hidrômetro
Cuidado:
Certifique-se de que todos os recipientes e utensílios usados foram cuidadosamente limpos e esterilizados.
Não consuma grandes quantidades de seu vinho caseiro até que o processo de fermentação seja concluído.
Dicas rápidas:
Vinificação não é um hobby para pessoas impacientes.