Se você é novo no mundo do vinho, saber degustá-lo pode ser confuso. Provar vinho é diferente de beber vinho. Quando você bebe vinho, está fazendo isso para se divertir, sem outra agenda. Quando você prova um vinho, seu objetivo é descobrir a natureza de um vinho o máximo possível. Você pode descobrir que esta informação aumenta sua apreciação ao beber o vinho. Se você está interessado em aprender a degustar vinhos, aqui vão algumas dicas.
O primeiro passo para provar o vinho é simplesmente observá- lo. Despeje uma pequena quantidade de vinho da garrafa em seu copo e olhe para ele. Coloque o copo sobre um fundo branco (um guardanapo de pano ou toalha de mesa serve) e verifique a cor. Você notará que os vinhos brancos são, na verdade, vários tons de amarelo e os vinhos tintos são, na verdade, vários tons de roxo, vermelho e marrom. Determine a cor que você vê no vinho.
Os vinhos brancos claros são geralmente vinhos mais novos. À medida que os vinhos brancos envelhecem, tornam-se mais escuros.
A tonalidade roxa de alguns tintos costuma ser um sinal de vinho jovem. Os vinhos tintos tendem para os tons mais castanhos à medida que envelhecem.
O próximo passo na degustação de vinho é girar o vinho em um movimento circular no copo. Isso permite que o oxigênio entre no vinho e ajuda a liberar o aroma do vinho.
Depois de girar, é hora de cheirar. Você está farejando para ver que tipo de "nariz" o vinho tem. Nariz significa cheiro de vinho. Enfie o nariz no copo e respire seu aroma. No início, a única coisa que você pode cheirar é vinho. Tudo bem! Depois de um tempo fazendo isso com diferentes vinhos, você começará a detectar vários aromas como frutas, madeira, especiarias, flores e inúmeras outras substâncias fascinantes. É preciso prática para reconhecer esses cheiros.
Finalmente, é hora de provar o vinho. Na verdade, você precisa tomar um gole. Deixe o vinho ficar na boca para ter uma noção completa de seu sabor complexo. É doce? Ácido? Suave? Negrito? Terroso? Couro? Você detecta frutas? Em caso afirmativo, que tipo de fruta? Você pode sentir o gosto de algum carvalho? O sabor de um vinho pode ser infinitamente complexo.
Depois de dar às suas papilas gustativas a chance de testar o vinho, você pode engoli-lo ou cuspi-lo. Se você provar apenas um vinho e continuar a beber o mesmo vinho, é melhor engolir. Se você estiver degustando mais de um vinho, considere cuspi-lo. Você não quer prejudicar seu julgamento de degustação ficando embriagado.
A etapa final é determinar se você gostou ou não do que provou. Esta é realmente a parte mais importante da degustação de vinhos - determinar suas preferências pessoais. Se gostou do vinho e mais ninguém gostou, não tenha medo de dar a sua opinião.
Se for provar vários vinhos de uma vez, é recomendável começar com os brancos leves e, em seguida, passar para os brancos mais pesados. Em seguida, continue com os vermelhos claros e, finalmente, passe para os vermelhos mais pesados. Enxágue o copo entre cada vinho e tome um gole de água para limpar o paladar.
Ferramentas necessárias:
Vinho e taças
Saca rolhas
Pano branco
Dicas rápidas:
Se você tem vinícolas em sua região, descubra se elas oferecem degustações. Eles geralmente são muito baratos e educacionais.