Para a maioria das pessoas, o chope é tipicamente a cerveja que sai da torneira, normalmente acondicionada em um barril ou barril. Tecnicamente, o chope não é diferente em ingredientes usados e consistência do que a cerveja comum encontrada em latas ou garrafas. No entanto, como vem da torneira, que permite a entrada de uma certa quantidade de ar quando despejado em um copo, certas medidas devem ser tomadas para evitar a carbonatação excessiva, que pode prejudicar o sabor e o toque da cerveja. Para a maioria dos bebedores de cerveja, despejar a cerveja no copo da torneira é uma arte que deve ser dominada para alcançar a caneca ou o copo de cerveja perfeito. Na verdade, a maioria dos rapazes aprende o básico durante a confraternização na faculdade, onde o chope é a cerveja preferida. Aqui estão os princípios básicos para servir a caneca perfeita de chope.
Comece com uma caneca ou copo limpo. Para os bartenders, despejar chope em uma caneca ou copo limpo é metade da batalha. Na maioria das vezes, o chope perde valor e sabor simplesmente porque o copo ou caneca utilizada possui sobra de resíduos ou contaminantes, deixando a pureza da cerveja questionável. Evite manchar a cerveja usando sempre um vidro transparente.
Para testar se o copo ou caneca está limpo e livre de contaminantes, faça o que os bartenders fazem. Umedeça o interior da caneca com um pouco de água, adicione uma pitada de sal e agite. Um vidro limpo fará com que o sal grude nas paredes internas do vidro. Um vidro sujo terá o sal no fundo, pois não pode aderir ao vidro devido aos resíduos. Se o vidro estiver limpo, remova o sal enxaguando-o em água corrente. Se o vidro estiver sujo, lave-o com detergente líquido e água. Enxágüe bem e seque com uma toalha limpa. Teste novamente para se certificar de que está livre de contaminantes.
Faça um ângulo. Posicione o vidro em um ângulo sob a torneira ou mangueira. A distância entre a abertura em ângulo do copo e a parte inferior da torneira não deve ultrapassar 5 centímetros, quanto mais perto melhor. A técnica é deixar a cerveja atingir o copo em ângulo e deslizar para o meio do copo. Fazer isso corretamente eliminará a formação de bolhas de ar e permitirá que você aproveite ao máximo a cerveja. Ao abrir a torneira, certifique-se de abri-la suavemente. Se a torneira tiver algum tipo de controle, é melhor deixar a cerveja escorrer em quantidades menores, mas ainda contínuas.
À medida que o vidro vai enchendo, você será forçado a endireitá-lo gradualmente. Endireite-o sob a torneira e observe a formação da espuma. Isso é bom, pois o chope é normalmente servido e engolido com cerca de 2,5 cm de espuma no topo. Aí está, uma caneca de chope servida com perfeição.
Cerveja bem gelada
Como observação, o chope nunca é servido com gelo. O gelo derretido introduzirá água na cerveja, o que diluirá o sabor. Em vez disso, coloque uma caneca ou copo dentro do congelador para servir a cerveja bem gelada.