Vinho tinto combina com carne, certo? Se eu seguir essa regra, minha escolha de vinho será boa, não é?
Simplificar o vinho desta forma é ignorar a vasta complexidade e variedade de sabor, corpo e bouquet. O vinho por si só é complexo o suficiente para intimidar um novato, mas combiná-lo com a comida pode aumentar sua apreciação pela comida e pelo vinho. É hora de aprender um pouco sobre os vinhos tintos em geral para que você possa fazer a melhor escolha na hora de escolher o vinho para uma refeição ou para desfrutar sozinho.
Muitas pessoas consideram os vinhos tintos vinhos "pesados" enquanto consideram os vinhos brancos "leves". Isso não é necessariamente verdade para nenhum dos vinhos. Em vez de serem descritos como pesados, os vinhos tintos são descritos com mais precisão como sendo "encorpados" ou "encorpados". O corpo é a textura e o peso que sentirá na boca e na língua ao beber o vinho.
Se você está optando por uma regra geral para beber vinhos tintos, combine vinhos leves com alimentos mais leves e vinhos encorpados com alimentos mais pesados. Aqui estão algumas das variedades mais populares de vinhos tintos listados de mais leve a mais encorpado: Merlot, Syrah / Shiraz, Chianti, Cabernet Sauvignon e Zinfandel.
Sim, os vinhos tintos são chamados de tintos, mas após um exame mais detalhado, eles não são apenas tintos. Eles variam em profundidade de cor, de um roxo profundo (vinhos mais novos) a tons mais acastanhados (vinhos bem envelhecidos).
Se um vinho tinto parecer de cor clara, pode ser porque as uvas foram danificadas pelo tempo antes de serem processadas. Vinhos que são estranhamente escuros podem ter sido expostos à oxidação. Os vermelhos muito claros ou muito escuros podem não ser agradáveis de beber.
Muitas pessoas pensam que segurar uma garrafa de vinho tinto para que envelheça é a coisa certa a fazer para todas as variedades. Na verdade, muitos vinhos tintos não devem ser conservados por mais do que alguns anos. A regra é beber a maioria das garrafas dentro de três anos a partir da data de colheita na garrafa.
Se você comprou a garrafa por menos de 15€, há uma boa chance de que a garrafa fosse para ser bebida mais cedo ou mais tarde.
Alguns vinhos tintos que melhoram com a idade quando armazenados em condições adequadas são o Porto, Bordéus e Borgonha, bem como alguns Cabernet Sauvignon. Se você não tiver certeza de quando poderá desfrutar de uma determinada garrafa da melhor forma, encontre um especialista para perguntar.
Quando se trata de combinar vinhos tintos com comida, a regra cada vez mais aceita é beber o vinho que quiser com qualquer alimento em particular. Combinar o seu vinho tinto com alimentos de acordo com o corpo e os sabores tornou-se uma forma de arte. Se um vinho tiver um sabor doce, combiná-lo com alimentos ligeiramente doces pode funcionar bem. Se o vinho tiver sabor de ervas, servi-lo com alimentos cozidos com os mesmos sabores de ervas pode tornar a experiência agradável. Por outro lado, combinando comida e vinho que demonstram sabores contrastantes também pode ser emocionante. Ao fazer isso, você mantém os sabores frescos e vivos em sua boca. Independentemente de suas escolhas, prestar atenção à acidez, ao frutado e aos sabores gerais do vinho o ajudará a desenvolver um melhor senso de como os vinhos combinam com a comida. A comida muitas vezes pode mascarar um sabor anteriormente dominante em um vinho, revelando sutilezas que você nunca soube que existiam.
Aqueles de nós que têm pouca experiência com vinhos podem se sentir perdidos em um mar de variedades e querer orientações mais específicas ao iniciar suas aventuras de harmonização de vinhos. Aqui estão alguns dos vinhos tintos e alimentos mais populares com os quais eles geralmente combinam bem:
Merlot: Merlot é um vinho muito popular atualmente porque é de corpo leve a médio e combina bem com muitos alimentos, como carne, queijo forte, caça, vitela, cordeiro, massas com molhos vermelhos e cremosos, frutos do mar pesados e Frango e porco de churrasco.
Chianti: Chianti é um vinho clássico para acompanhar pratos italianos. Também funciona bem com bifes e até aves.
Shiraz / Syrah: Shiraz e Syrah são a mesma uva, mas são chamados de nomes diferentes em regiões diferentes. Eles combinam bem com alimentos pesados, como churrasco, bife e pratos picantes.
Cabernet Sauvignon: Este é um bom vinho para escolher se você for jantar um bife. Também funciona bem com queijos fortes, cordeiro e massas pesadas.
Uma maneira de aprender mais sobre o vinho tinto é ingressar em um clube do vinho. Você pode se associar a clubes como o do Wine.com, que enviará um determinado número de garrafas por mês para você degustar. Existem também clubes de vinho locais onde os membros se reúnem e compartilham garrafas de vinho e conselhos sobre o vinho. Ao ingressar em qualquer um dos tipos de clube, você certamente ganhará conhecimento e se beneficiará da experiência de outros.
Você pode aprender muito sobre vinho tinto visitando sites e blogs sobre vinhos. Hoje, um blog da Europa oferece informações sobre vinhos bons e com preços razoáveis, e você pode até mesmo separar as entradas do blog sobre vinho tinto do resto dos conselhos. Além disso, revistas como Food and Wine ou Wine spectator estão repletas de informações.
A melhor maneira de aprender sobre vinhos tintos é experimentar muitas variedades diferentes e ver quais você gosta!
Dicas rápidas:
Para aprender mais sobre o vinho tinto, considere fazer um curso de apreciação de vinhos em uma escola noturna local para adultos ou em uma loja de vinhos. Muitos deles oferecem aulas para iniciantes a preços muito razoáveis.
Se houver uma vinícola perto de você, pergunte se eles oferecem passeios ou se têm uma sala de degustação. Se o fizerem, planeje uma visita. Você pode aprender muito em uma tarde em uma vinícola.