Como secar ervas frescas: secando e armazenando ervas frescas?
Srta. Ariana Fabiana Casanova
• 4 min de leitura
Aprenda o processo de transformar ervas frescas de jardim em ervas secas
Quer você tenha seu próprio jardim de ervas ou compre suas ervas frescas na mercearia ou no mercado, secar ervas frescas é uma ótima maneira de preservá-las para uso posterior. Secar ervas não é um procedimento complicado e você não precisa de nenhum equipamento ou aparelho especial para ter sucesso.
Existem duas maneiras básicas de aprender a secar ervas frescas: secagem ao ar e secagem ao calor. A secagem ao ar leva mais tempo, mas resulta em um produto mais saboroso. A secagem por calor é mais rápida, mas a adição de calor ao processo pode, na verdade, cozinhar a erva e fazer com que perca um pouco de seu sabor. Ambos os métodos de como secar ervas, no entanto, resultam em ervas secas aromáticas que podem durar até dois anos se armazenadas corretamente.
O método de secagem ao ar
A secagem ao ar funciona melhor para ervas fortes como sálvia, tomilho, orégano, endro e alecrim. Ervas mais delicadas, como salsa e manjericão, podem ser secas ao ar, mas deve-se tomar muito cuidado ao manusear as folhas e caules frágeis, e as ervas precisam ser verificadas com frequência para a presença de mofo.
Para secar suas ervas frescas:
Corte ervas de jardim em pequenos cachos; agite suavemente cada cacho para remover insetos e folhas mortas. Retire as folhas danificadas com a mão.
Pegando os ramos pelos caules, amarre ramos de quatro ou cinco ramos com um barbante. Tenha cuidado para não amarrar o barbante com muita força para causar danos às hastes, pois hastes quebradas podem causar mofo.
Pendure os cachos de cabeça para baixo em uma área quente, seca e bem ventilada. Você pode usar um varal interno, cabides pendurados em uma haste ou até mesmo prender os cachos nas tachas de um quadro de avisos. Se suas ervas estiverem encostadas na parede enquanto estiverem penduradas, vire-as a cada poucos dias para permitir que sequem uniformemente.
Deixe as ervas secarem ao ar por pelo menos duas semanas. Não faz mal deixá-los mais tempo do que isso, por isso, se não tiver a certeza se estão completamente secos ou não, deixe-os pendurados. As ervas ficarão suficientemente secas quando se tornarem quebradiças ao toque.
Quando estiver completamente seco, remova as ervas de seus caules. Descarte todos os cachos que contenham mofo. Guarde em um recipiente hermético ou saco plástico com zíper em um local fresco e escuro.
O método de secagem a quente
A secagem por calor funciona melhor com ervas frágeis, que podem não passar pela secagem ao ar sem ficarem mofadas. Embora existam muitas máquinas de desidratação no mercado que usam calor para secar alimentos, usar o forno é tão eficaz quanto.
Para secar suas ervas frescas usando calor:
Pré-aqueça o forno a 150 graus.
Corte as folhas dos caules; descartar caules. Além disso, descarte quaisquer galhos que apresentem sinais de mofo ou danos. Enxágüe as folhas em água fria e seque suavemente, mas completamente, com papel toalha.
Forre assadeiras de beiradas baixas com papel manteiga ou silpats (esteiras antiaderentes reutilizáveis). Espalhe as ervas na assadeira em uma única camada, tomando cuidado para que não se sobreponham.
Asse as ervas até que estejam completamente secas e quebradiças; cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Armazene em recipientes herméticos ou sacos plásticos com zíper, em local fresco e escuro.
Quando estiver pronto para usar as ervas secas armazenadas, esmigalhe-as nas mãos antes de adicionar à receita. Isso permitirá que o aroma e o sabor escapem das folhas secas muito melhor do que adicionar a erva inteira de uma vez. Como alternativa, use um almofariz e pilão para moer suas ervas finamente.
À medida que envelhecem, as ervas secas tendem a perder o sabor e a potência. Se você estiver usando ervas mais velhas, adicione um pouco mais do que a receita pede para obter o sabor máximo de sua comida.
Cuidado:
Certifique-se de verificar se há sinais de mofo em cada estágio da secagem das ervas. Descarte todas as ervas que parecem estar crescendo mofo.
Dicas rápidas:
Manuseie as ervas frescas com um toque delicado para não danificar as folhas frágeis.
Ervas secas devem ser armazenadas inteiras e quebradas ou moídas quando estiverem prontas para uso. Isso garante o sabor máximo.