Como substituir um radiador: corrigir problemas do radiador?

O sistema de refrigeração do motor em um carro é composto por um radiador
O sistema de refrigeração do motor em um carro é composto por um radiador, mangueiras, líquido refrigerante e ventiladores.

Obtenha dicas para substituir os radiadores do carro por conta própria

Os motores refrigerados a líquido, como o instalado em seu carro, requerem um radiador para resfriar a água que, por sua vez, remove o calor do motor. É essencial que o sistema de arrefecimento do motor funcione corretamente, independentemente do clima ou da temperatura. Com tempo suficiente, qualquer falha no sistema de arrefecimento pode e irá permitir que o motor superaqueça e os componentes críticos do motor irão deformar ou derreter. Este artigo cobrirá o básico para que você mesmo possa substituir o radiador.

O sistema de arrefecimento do motor em um carro é composto por um radiador, mangueiras, líquido arrefecedor e ventiladores. O radiador também é responsável por resfriar o fluido da transmissão automática em veículos equipados com transmissão automática. Como você pode ver, se estiver tendo problemas com o radiador, eles precisam ser consertados rapidamente.

Se for a primeira vez que troca um radiador
Se for a primeira vez que troca um radiador, espere gastar 6 horas inteiras no trabalho.

Substituir um radiador pode ser uma tarefa tediosa, mas não é muito difícil para o talentoso mecânico de "quintal". Se for a primeira vez que troca um radiador, espere passar 6 horas inteiras no trabalho. Antes de começar, certifique-se de que o carro esteja estacionado por várias horas. O fluido do radiador pode acumular uma pressão substancial no radiador quando quente. Em nenhuma circunstância comece a trabalhar se a tampa do radiador estiver quente. Veja como substituir um radiador.

Não permita que o anticongelante se espalhe. Tem um gosto doce e crianças ou cães podem consumi-lo. O anticongelante é muito tóxico! tenha cuidado! descarte adequadamente o anticongelante usado em um centro de reciclagem.

  1. Desconecte a bateria. Você deseja evitar que ventiladores elétricos sejam ligados enquanto você estiver trabalhando nessa área. Certifique-se de que a ignição está desligada.
  2. Drene o fluido do radiador em um recipiente adequado. O plugue do radiador está próximo a um dos cantos inferiores. Basta desparafusá-lo e o fluido fluirá.
  3. Remova o radiador antigo:
    1. Retire todas as tampas de plástico ao redor do radiador.
    2. A maioria dos carros modernos é equipada com ventiladores elétricos. Desconecte o conector elétrico do ventilador e desparafuse e remova o conjunto do ventilador. Observe cuidadosamente como este conjunto de ventilador e a cobertura são colocados juntos.
    3. Desconecte as mangueiras do radiador do radiador. Eles geralmente são conectados com braçadeiras de mangueira. Use uma chave de fenda para afrouxar as braçadeiras da mangueira primeiro. Este é um ótimo momento para inspecionar as condições das mangueiras do radiador. Se eles parecerem rachados, gastos ou apresentarem protuberâncias, eles precisam ser substituídos. Ou melhor, já que é um momento conveniente, vá em frente e troque todas as mangueiras do radiador. Melhor fazer isso agora do que no acostamento mais tarde.
    4. Desconecte as linhas de resfriamento de transmissão da parte inferior do radiador. Use uma chave de fenda aberta para afrouxar as conexões. Seja extremamente cuidadoso para não dobrar ou torcer as linhas de resfriamento da transmissão.
    5. Finalmente, remova todas as braçadeiras, suportes ou parafusos que prendem o radiador dentro de sua estrutura.
    6. Levante o radiador e retire-o do carro.
  4. Instale o novo radiador:
    1. Deslize o novo radiador no lugar.
    2. Conecte todas as braçadeiras ou suportes que prendem o radiador no lugar.
    3. Conecte as linhas de resfriamento de transmissão (tenha cuidado!).
    4. Conecte as mangueiras de resfriamento do motor ao radiador.
    5. Substitua o ventilador e a cobertura do ventilador.
    6. Reconecte a conexão elétrica do ventilador.
    7. Substitua as tampas de plástico.
  5. Encha o radiador com fluido. O refrigerante deve ser composto de uma proporção de 50:50 de água e anticongelante. Alguns climas extremamente frios podem exigir uma proporção maior. Use um testador anticongelante disponível em qualquer loja de peças automotivas para analisar a composição do líquido refrigerante.

    É uma boa ideia usar água destilada em vez de água da torneira normal. A água da torneira serve se você estiver em apuros, mas a água destilada carece de minerais que podem causar acúmulo de sais insolúveis no interior do radiador.

  6. Agora verifique seu trabalho para ter certeza de que não há vazamentos. Verifique a composição do fluido do radiador novamente com um testador anticongelante. Se tudo parecer bem, dê uma volta no quarteirão e monitore de perto a temperatura do radiador, do fluido e da água. Se tudo correr bem, parabéns a você. Você trocou um radiador com sucesso.

Agora você sabe como substituir os radiadores de automóveis. É uma boa ideia observar atentamente o nível do fluido nos próximos dias. Se houver um vazamento no sistema, você deve detectá-lo o quanto antes.

Artigos relacionados
  1. Como substituir uma extremidade do tirante em um VW Passat?
  2. Como substituir um tirante em um puma de mercúrio?
  3. Como substituir um braço do limpador de pára-brisa?
  4. Como substituir um tirante em um fusca?
  5. Como substituir uma janela em uma pickup?
  6. Como substituir um filtro de ar em um Toyota Highlander?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail