Os ratos selvagens têm uma variedade de alimentos à sua disposição e passam a vida reunindo-os e consumindo grandes quantidades de comida. Esta prática não é possível para camundongos domésticos enjaulados e, como tal, atender às suas necessidades nutricionais deve ser uma preocupação dos proprietários de camundongos. Não é algo difícil de fazer, mas deve ser feito com consideração e cuidado.
Passo 1
Escolhendo uma base. Todos os dias, você precisará alimentar seu camundongo com um prato ou uma pilha de comida. Isso deve ser feito com um tipo de alimento básico. Existem três opções para uma base alimentar saudável que é um ótimo lugar para começar com uma boa nutrição.
Bloco de laboratório de rato / rato - uma opção para alimentar seu rato de estimação é dar-lhes blocos de laboratório. Este é um bloco prensado cinza acastanhado que foi cientificamente formulado para atender a todas as necessidades nutricionais do seu camundongo. Alguns proprietários de ratos recomendam este tipo de comida porque todos têm o mesmo sabor e um rato não consegue escolher suas partes favoritas. Por outro lado, a comida carece de variedade e é fácil imaginarmos o rato aborrecido. Este alimento também pode ser misturado com qualquer uma das outras opções para uma variedade que inclui tudo isso em um, com garantia de opções nutricionais.
Misturas pré-embaladas - Se você for à loja de animais de estimação, geralmente encontrará uma série de alimentos mistos pré-embalados. Às vezes, você pode encontrar uma mistura rotulada para ratos e camundongos. Outras vezes, você vai querer escolher um hamster ou uma variedade de gerbil. Você deve procurar uma mistura com muitos alimentos diferentes. Você não quer que ele esteja cheio de sementes de girassol ou nozes, mas alguns estão bem. Você também não quer uma tonelada de pepitas prensadas de cores vivas. Esses alimentos são cheios de corantes e geralmente feitos apenas de milho prensado ou fubá. Você também quer ter certeza de que parece fresco e saboroso!
Faça sua própria mistura - você também pode fazer sua própria mistura com uma variedade de itens que podem ser obtidos em lojas de alimentos naturais, supermercados, fornecedores de fazendas e pet shop. Você vai querer uma mistura que contenha algumas sementes. Uma semente mista de pássaros que não contém muitas sementes de girassol é uma boa possibilidade, assim como o milho miúdo (especialmente o milho amarelo, que tem menos gordura do que o branco) e as sementes de periquito. Você também pode adicionar uma mistura de aveia, milho e outros grãos. Você também deve adicionar uma pequena quantidade de ração seca para cães ou gatos (menos ração para gatos do que para cães, pois contém uma quantidade maior de gordura).
Seu alimento básico pode mudar de tempos em tempos de acordo com o tempo e o que está disponível. Você deve sempre alimentar este alimento uma vez por dia (duas vezes para grupos maiores de ratos). Se houver quase um prato cheio na próxima refeição, evite enchê-lo para que seus ratos não sejam muito exigentes. Certifique-se de que está cheio de comida e não apenas de conchas. Se seus ratos estão usando seu prato como penico, é uma boa ideia movê-lo para um nível mais alto ou jogar a comida no chão.
Passo 2
Coisas adicionais para alimentar o seu mouse. Um rato precisa de uma dieta completa com alimentos de todos os grupos alimentares (embora ele não dependa de laticínios ou produtos à base de carne na mesma medida que nós). Para conseguir isso e oferecer a melhor nutrição possível para o seu rato, é uma boa ideia oferecer um pouco mais a cada dia.
Frutas e vegetais. Você deve lavar e descascar frutas e vegetais e oferecer pequenas quantidades ao mouse. Lembre-se de que ele é muito pequeno e só precisa de um ou dois tamanhos para as mãos.
Outros materiais vegetais. Você pode coletar grama fresca, dentes-de-leão e até cultivar brotos para o seu rato de estimação. Estes podem ser uma boa variedade, embora devam ser oferecidos em pequenas quantidades.
Iogurte e creme de leite. Você pode oferecer a seu camundongo pequenas quantidades de iogurte sem sabor ou creme de leite para atender às necessidades de laticínios de uma forma nutricional.
O feno seco deve ser oferecido regularmente. Isso não é apenas uma coisa boa para mastigar, mas o mouse se divertirá movendo-o, enterrando-o e até mesmo aninhando-se com ele.
Itens frescos devem ser removidos no dia seguinte e nunca devem apodrecer ou mofar. Não é seguro alimentar seu rato com comida podre ou mofada.
Etapa 3
Sobras. Você também pode oferecer ao seu mouse sobras de itens de suas próprias refeições. Quaisquer alimentos que você oferecer não devem ser fritos ou muito temperados. Boas escolhas incluem:
Carnes magras bem cozidas, incluindo peixe, frango e peru.
Mingau ou outra aveia cozida. Certifique-se de não alimentá-los com mingau com açúcar porque o açúcar não é bom para eles.
Batatas que foram fervidas, amassadas ou cozidas com muito poucos temperos. Batatas fritas, tater tots e batatas fritas não devem se enquadrar nesta categoria.
Macarrão e arroz, cozido ou cru, também são uma boa opção.
Restos de vegetais também podem ser dados.
Esses alimentos devem ser oferecidos apenas algumas vezes por semana e nunca devem ser a maioria da dieta do camundongo.
Passo 4
Trata. Com todas as opções de comida que você tem para dar ao mouse, pode parecer que não há necessidade de guloseimas. Embora isso seja verdade, ainda é divertido dá-los ao seu mouse. Você pode dar guloseimas quando estiver fora da gaiola e também amarrá-las ao redor da gaiola, forçando o mouse a subir para pegá-las.
As opções compradas em lojas incluem gotas de iogurte, palitos e blocos de sementes, biscoitos para cães, ração para cães e palitos para mastigar.
Você também pode fazer suas próprias guloseimas. Pão seco é uma opção simples ou você pode tentar fazer guloseimas para ratos. Diversas receitas estão disponíveis na Internet.
Minhocas de farinha também podem ser administradas. Muitos ratos gostam deles. Eles devem ser a variedade menor para facilitar a alimentação. Você também deve limpar quaisquer vermes não comidos imediatamente após servir para se certificar de que não acabará com eles machucando seus ratos. Servir em um prato pequeno ou fora da gaiola também é uma opção.
Etapa 5
Opções de mastigação. Os ratos são animais cujos dentes nunca param de crescer. Eles devem roer para que seus dentes permaneçam do tamanho correto e saudáveis. Existem algumas opções diferentes para fornecer a seu rato as coisas ou alimentos de que ele precisa para ter dentes saudáveis.
Madeiras aromatizadas. Há uma variedade de madeiras aromatizadas disponíveis na loja de animais. Eles são razoavelmente baratos e fáceis de encontrar. Você pode manter um na casa do seu camundongo para que ele possa mastigá-lo quando necessário.
Nozes em suas cascas. As cascas são boas opções para mastigar, portanto, fornecer nozes com cascas é uma boa ideia. Não dê ao seu mouse uma tonelada deles (eles são ricos em gordura), mas uma noz aqui e ali é bom. Nozes e bolotas são duas boas opções.
Os biscoitos caninos costumam ser duros o suficiente para ajudar neste processo também.
Outros alimentos duros podem ser bons, como macarrão e arroz crus, pães secos e guloseimas para ratos feitas para serem duras.
Eles não precisam ser administrados todos os dias, ou mesmo todas as semanas, mas devem ser administrados pelo menos uma vez por mês para garantir que seus dentes estejam bem.
Alimentos que você não deve dar ao mouse. É verdade que o rato praga é conhecido por comer todos os tipos de alimentos e até mesmo por desfrutar de guloseimas e lanches açucarados. No entanto, nem todas as coisas são saudáveis para os ratos. Alguns podem causar obesidade, o que reduz significativamente a expectativa de vida de um rato. Outros alimentos ainda causam problemas digestivos, diarréia e até morte. Aqui está uma lista de alimentos a serem observados e evitados:
Frutas cítricas.
Chocolate.
Açúcares.
Alimentos extremamente gordurosos, como batatas fritas.
Frutas e vegetais não lavados.
Bebidas gaseificadas, como refrigerantes.
Queijo e leite.
Manteiga de amendoim (ou outras manteigas de nozes).
Alimentos colhidos ao ar livre em um local que tenha fertilizantes ou pesticidas usados.
Alguns alimentos não têm os mesmos efeitos colaterais listados acima, mas devem ser limitados porque eles não são tão saudáveis para o seu rato quanto outras opções. Essas coisas incluem:
Amendoim. Tudo bem se a sua comida contiver amendoins, mas não é uma boa ideia oferecê-los como uma guloseima.
Trigo.
Milho.
Sementes de girassol. Mais uma vez, alguns estão bem, mas não dê muito e não escolha uma mistura de alimentos que contenha muitos deles.
Alimentar um rato de estimação costuma ser divertido e oferece muita variedade. Você pode usar o tempo para conhecer seu rato de estimação e para que ele o conheça. Não precisa ser uma coisa difícil de fazer e muitas vezes pode depender do que está disponível na casa no momento!