Os cuidados básicos com os peixes envolvem alguns passos simples e rotineiros que você pode seguir para garantir a saúde contínua dos habitantes do seu aquário ou lago. As etapas básicas para cuidar dos peixes são descritas a seguir. Você deve pesquisar quaisquer requisitos exclusivos que seus peixes possam ter ou perguntar a um funcionário experiente em uma loja especializada em aquários local.
Bons hábitos de cuidado com os peixes são essenciais para a saúde e a vitalidade dos peixes. Por sua vez, peixes saudáveis e cheios de vida irão aumentar muito a sua diversão neste hobby.
- Alimente seus peixes diariamente. Embora seja verdade que a maioria dos peixes pode passar alguns dias sem comer (por exemplo, enquanto você está de férias curtas), peixes mais agressivos podem decidir tentar comer uns aos outros. Alimente- os apenas com comida suficiente para que seja consumido em cerca de cinco minutos. Remova imediatamente qualquer alimento não consumido.
- Verifique a temperatura da água. Se não estiver na faixa aceitável para seus peixes, ajuste o aquecedor em pequenos incrementos até que a temperatura retorne à faixa adequada.
- Faça trocas de água de rotina a cada 2-4 semanas. Retire 10-25% da água e substitua por água da torneira sem cloro para preservar a qualidade adequada da água. Você pode precisar adicionar outros produtos químicos à água da torneira antes de adicioná-la ao seu aquário, dependendo de quaisquer requisitos especializados para o tipo de peixe que você cria. Use um termômetro para garantir que a água da torneira esteja próxima da mesma temperatura da água do aquário antes de adicioná-la.
- Verifique o seu filtro para garantir o funcionamento adequado. Para obter os melhores resultados, um filtro deve ser capaz de circular toda a água de 3 a 5 vezes em uma hora. Filtros entupidos evitarão isso. Para preservar as bactérias úteis que residem em uma parte esponjosa do filtro, enxágue-o em um balde com água extraída do aquário. Água fria e clorada matará essas bactérias.
- Monitore o crescimento de seus peixes para evitar a superlotação. Superlotar um aquário com muitos peixes ou peixes muito grandes pode causar estresse e doenças. Mova peixes grandes ou turbulentos para outro aquário.
- Verifique se há sinais de estresse ou doenças nos peixes. Certifique-se de que as cores originais estão cheias e brilhantes. Procure manchas ou escamas ausentes, nadadeiras presas, palidez ou lesões evidentes. Mova os peixes doentes ou doentes para um tanque "hospital" separado para tratamento com preparações comerciais disponíveis na maioria das lojas de animais locais.
- Registre as datas e os resultados dessas etapas sempre que concluí-las em um livro de registro. Isso pode ajudá-lo a resolver quaisquer problemas no futuro e ajudar a coordenar tarefas quando toda a sua família participa do cuidado de seus peixes.